Diversas funcionalidades da máscara de carvão ativado

A fisioterapeuta dermatofuncional Mirlene Borges fala sobre as diversas funcionalidades do procedimento. Limpeza, esfoliação e estímulo da produção de colágeno estão entre os benefícios oferecidos

Escrito por Zilda Queiroz , zilda.queiroz@diariodonordeste.com.br
Legenda: A empresária Laura Queiroz experimentou e aprovou o método logo na primeira sessão
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

Obtida da queima da cortiça e da casca de coco, a máscara de carvão ativado apresenta propriedades antioxidantes bastante indicadas em tratamentos estéticos faciais e corporais.

Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional Mirlene Borges, a substância auxilia na limpeza, esfoliação, hidratação, regeneração, clareamento, firmeza e renovação da pele.

Além disso, a aplicação da máscara age nas células estimulando a produção de colágeno, elastina e do ácido hialurônico. Ácido este que, de acordo com a especialista, começa a ser reduzido no organismo a partir dos 25 anos. "Por ser rico em minerais, o cosmético tem o poder de reativar esta funcionalidade da pele", revela Mirlene.

Indicação

Após avaliação da derme, os tratamentos e a frequência utilizando o recurso são indicados conforme as necessidades individuais. A máscara é bastante recomendada para quem tem a pele oleosa.

Legenda: O protocolo de rejuvenescimento com a máscara de carvão é otimizado quando associado ao led azul
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

Os jovens de 14 a 15 anos já podem ter acesso ao protocolo, porque nessa idade é comum que essa turminha apresente bastante sebo na pele.

"Outro público indicado são homens e mulheres na faixa etária de 25 a 30 anos, idade na qual se inicia o processo de envelhecimento ", destaca.

O tratamento facial é feito a partir de cinco sessões. A máscara de carvão ativado age efetivamente entre 15 a 20 minutos e pode ser aplicada até duas vezes por semana dependendo da necessidade do paciente.

"Eu gosto do protocolo feito uma vez por semana, porque costumo associar o procedimento à biofotomodulação, que é o tratamento de led, que permite reorganizar e regenerar mais ainda a pele", ressalta a especialista.

Home care

Segundo a dermatofuncional, há diversas receitas de como fazer uma máscara de carvão ativado na internet. Porém a profissional diz ser necessário bastante cuidado na manipulação dos cosméticos. Isso porque determinados ativos utilizados podem gerar algum tipo de reação na pele.

Outro agravante das máscaras produzidas em casa é a ausência da nanotecnologia. Conforme a dermatofuncional, essas substâncias é que fazem a diferença do cosmético feito pelo profissional.

Legenda: Antes da máscara de carvão ou qualquer procedimento é fundamental realizar a higienização da área tratada
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

O produto com nanotecnologia rompe a barreira da pele. Ele é absorvido a nível celular, o que normalmente não acontece com o produto manipulado em casa. "Por isso, a fabricação caseira confere o clareamento e reduz a oleosidade, porque a pele está limpa, mas é diferente de uma hidratação profunda", alerta Mirlene.

Resultado

Nas peles mais maduras, com necessidade de rejuvenescimento ou mesmo nas jovens e com acne, é possível perceber a redução da oleosidade logo após a primeira sessão, e de acordo com a especialista o próprio paciente relata a sensação de maciez, rejuvenescimento, clareamento e hidratação máxima da pele.

As ruguinhas da região malar e dos olhos ficam menos profundas de imediato. "Eu consigo distinguir bem a partir do olhar e da apalpação, mas também é possível observar a diferença da luminosidade, do clareamento, da firmeza e do aspecto da pele de pêssego nas fotos", relata.

Legenda: O tratamento de estria ou celulite com a máscara de carvão, seguido do led, dura em média duas horas
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

As propriedades da máscara de carvão ativado associadas às funcionalidades do infravermelho também são recomendadas nos tratamentos corporais, a exemplo de estrias e celulites.