"Conversa com Bial": Cid Moreira recorda quando apresentou o JN de bermuda

O jornalista disse que foi só uma vez, mas o perturba até hoje

Escrito por Redação ,
Imagem: Reprodução/Instagram
Legenda: Cid Moreira apresentou o "Jornal Nacional" por 27 anos
Foto: Reprodução/Instagram

No progrma da rede Globo, "Conversa com Bial", exibido na madrugada deste sábado (19), o jornalista Cid Moreira, 92 anos, relembrou quando apresentou o "Jornal Nacional" de paletó, gravata e bermuda. O  jornalista declarou que o fato aconteceu uma única vez, mas o inquieta até hoje.

 "É verdade. Aconteceu uma vezinha só e pago por isso até hoje. Sou cobrado por isso até hoje", afirmou.
O episódio que levou o apresentador a usar bermuda na hora do jornal, foi devido atraso causado pelo trânsito. "Era um sábado de Carnaval, eu estava em Itaipava, Petrópolis, e sai para ir ao jornal. Eu ia passar em casa antes para pegar a minha roupa, mas [no caminho] fui engolido por um temporal, água para todo o lado, aquela confusão toda, e cheguei faltando cinco minutos [para começar o noticiário]", explicou.

"O Léo Batista já estava sentado na bancada e a Alice-Maria estava roendo as unhas. Peguei um paletó e uma gravata que eu tinha em um armário lá, coloquei rápido, o Léo saiu e sentei no lugar. Dai o jornal entrou no ar", relembrou Cid. "Você sabe que eu tenho pesadelo com isso até hoje? Sonho que vou chegar atrasado".

Trajetória
Cid Moreira apresentou o "Jornal Nacional" por 27 anos, repetindo diariamente o esperado "boa noite" no encerramento do noticiário. No "Fantástico", foi locutor e apresentador por 40 anos. Durante a carreira, a lenda viva do telejornalismo brasileiro, gravou diversos CDs narrando a Bíblia. 

Aos 92 anos, a voz inconfundível do jornalista continua fazendo sucesso. Atualmente ele atua como influenciador digital e está lançando o documentário "Boa Noite", de Clarice Saliby, sobre a sua vida e obra. A estreia será no próximo dia 29 de setembro no festival internacional de documentários "É Tudo Verdade". 

Cuidados com a voz
Durante sua participação no "Conversa com Bial", Moreira contou alguns dos segredos adotados por ele  para manter a voz grave por todos esses anos. "Eu já usei muita coisa. Comecei usando aquele sal marinho que vinha em tubinho, e todos os artistas me pediam uma pitadinha na mão. No tempo do rádio, o Chico Anysio era meu freguês (risos)", revelou. 

Pipoca antes de entrar no ar, o ex-âncora dispensava. "Eu engasgava facilmente com aquela lasquinha, entrava na garganta". Outro recurso que o apresentador usou para conservar as cordas vocais saudáveis foi o cravo da Índia, indicação da cantora Elizeth Cardoso.

 Porém, o consumo exessivo gerou efeito colateral. "Me entusiasmei todo e comprei um vidro enorme cheio de cravo da Índia. Passei a usar e distribuir para os colegas. E sabe o que eu ganhei com isso? Uma tremenda gengivite", falou ele.

 Depois do incidente, Cid Moreira passou a fazer uso do gengibre. "Agora mesmo estou usando um. Mas uma vez no jornal eu estava dando uma notícia que exigia mais uma articulação, o gengibre escapou da minha boca e acabei fazendo uma careta", concluiu o jornalista. 

O "Conversa com o Bial" vai ao ar de segunda à sexta-feira após o Jornal da Globo.

Assuntos Relacionados