Bela Gil dá aula-show em Fortaleza: “Comida de panela é excelente ferramenta para a prosperidade"

A chef e apresentadora é uma das convidadas da 2ª edição do Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer.

Escrito por Redação ,
Bela Gil participa de duas atividades no festival de Gastronomia Cearense neste sábado (24)
Legenda: Bela Gil participa de duas atividades no festival de Gastronomia Cearense neste sábado (24)
Foto: Reprodução/ Instagram

Da gastronomia cearense, Bela Gil aprecia a capacidade de criar com os recursos locais. Ela está na programação da  2ª edição do Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer, que começou ontem e segue até domingo (24), do Mercado AlimentaCE, na Estação das Artes. A entrada no evento é gratuita. 

No sábado (24), Bela participa da roda de conversa “Cozinha, quintal e floresta: saberes ancestrais dos alimentos”, às 14h, ao lado de Valéria e Verônica Carvalho, do Terreiro das Pretas (Cariri), e Rosa Pitaguary, coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince). 

A apresentadora do GNT também dará uma aula-show, no mesmo dia, marcada para iniciar às 17h15. “São receitas elaboradas a partir de ingredientes da biodiversidade brasileira e nordestina, como o coração de bananeira, a castanha de caju e o arroz da terra”, adiantou Bela ao Verso, sobre o que apresentará na formação. 

Veja também

Bela também comentou sobre a ancestralidade dentro da gastronomia. “A ancestralidade se dá na produção e herança dos saberes. Receitas produzidas e reproduzidas a centenas de anos que estão na mesa dos brasileiros, criando cultura e memória alimentar”. 

Comida de panela salva

Adepta de receitas saudáveis, a filha de Gilberto Gil defende o que ela chama de “comida de panela”. “É uma excelente ferramenta para a prosperidade das vidas no planeta. Comidas sem veneno respeitam o meio ambiente, comidas nutritivas mantém a saúde da mente e do corpo”. 

Ela ainda salienta que essa comida de panela pode ser uma forma de prevenção de doenças. “Sabemos que a comida de panela é uma excelente fonte de nutrição e contribui para uma alimentação saudável, assim se tornando uma ferramenta de prevenção de doenças, como as doenças crônicas não transmissíveis, que atualmente são responsáveis por quase 1 milhão de mortes de brasileiros, por ano”. 

A apresentadora também comentou sobre seu último livro, “Quem vai fazer essa comida?”, lançado em 2023. A publicação vai muito além da gastronomia e discute os caminhos necessários para democratizar a alimentação saudável no Brasil. 

“Cozinhar é e pode ser um ato de amor, mas, antes disso, é um trabalho. O cozinhar requer planejamento, compras, higienização, corte, preparo, servir e depois de tudo isso, ainda temos que lavar a louça. A questão que levanto no livro é: quem vai fazer essa comida? Pois o trabalho doméstico, incluindo o cozinhar, ainda recai em cima das mulheres e principalmente das mulheres pretas e periféricas. Reconhecer, valorizar e remunerar bem o ato de cozinhar pode ser uma saída para justiça de classe, raça e gênero”, afirmou.

Festival de programação múltipla 

O Festival de Gastronomia Cearense ainda terá convidados como ex-participante do MasterChef Brasil Leonardo Giglio, que dará uma aula-show no sábado (24), com Joaquim Alencar; e a ex-participante e finalista do The Taste Brasil, Marina Araújo, que também dará uma aula show, com Paola Romanova, além de show de Mariana Aydar. 

 

Confira a programação completa: 

Dia 23  | Sexta-feira – 17h às 21h30

Local: Complexo Cultural Estação das Artes

17h às 19h– Premiação Melhores Sabores da Cidade
19h – Abertura oficial
19h30 - Cine Pra Tu Ver - exibição de documentários após Roda de Conversa "Registro Audiovisual e Cultura Alimentar"
19h30 –  Forró Briseira, com Vanessa A Cantora, Juruviara, Nonato Lima,  Nayra Costa e Vitoriano

+Feiras gastronômica e de empórios
+Mercado da Cerveja

+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus

+ Cozinha do Mercado

 

Dia 24 | Sábado – 13h às 22h30
Local: Complexo Cultural Estação das Artes

13h – Abertura do Espaço
14h - Roda de Conversa “Cozinha, quintal e floresta: saberes ancestrais do alimento”, com Bela Gil, Valéria e Verônica Carvalho, e Rosa Pitaguary
15h15 - Aula-show Comida das Serras, com Leonardo Giglio e Joaquim Alencar
16h15 - Aula-show Comida dos Mares, com Marina Araujo e Paola Romanova

17h15 – Aula-show com Bela Gil
18h30 - Baile do Mercado: Luana Flores apresenta Nordeste Futurista
20h30 -  Baile do Mercado: Batekoo

+ Mercado da Cerveja

+ Cozinha do Mercado
+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus

+Feiras gastronômica e de empórios


Dia 25 | Domingo – 9h às 18h

Local: Complexo Cultural Estação das Artes

9h – Abertura do Espaço
9h30 - Espetáculo Infantil La Cucina
10h30 - Aula-show Comida dos Sertões, com Ieda de Matos e Didda Carneiro
11h30 - Roda de choro Carnaval do Pixinguinha
14h - Batuk do Dipas
16h - Mariana Aydar apresenta o show Veia Nordestina

+ Mercado da Cerveja

+ Cozinha do Mercado
+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus

+Feiras gastronômica, de empórios e agroecológica