Rio Grande do Sul confirma primeira morte por leptospirose; veja sintomas
A vítima foi um homem de 67 anos, morador do Vale do Taquari
Em razão das enchentes do Rio Grande do Sul, um homem de 67 anos morreu de leptospirose no município de Travesseiro, no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas cheias no estado. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou a morte nessa segunda-feira (20), após resultado positivo da amostra analisada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre.
Veja também
Outras três pessoas estão tratando a doença na cidade, todas sem grandes complicações. A SES está monitorando os casos suspeitos por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
A leptospirose é uma doença infecciosa que geralmente é transmitida pela urina de ratos, por meio do contato com a água. Devido às cheias, a doença é uma das que mais preocupa as autoridades de saúde, pois há grande risco de casos por conta da proximidade das pessoas com a água das cheias.
Quais são os sintomas da Leptospirose?
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas.
Podem também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, geralmente aparece icterícia (pele e olhos amarelados), sangramento e alterações urinárias. Pode haver necessidade de internação hospitalar.
Tratamento
O Ministério da Saúde orienta que os casos suspeitos de leptospirose no Rio Grande do Sul devem ter tratamento imediato, que consiste no uso de substâncias e medicamentos para evitar o desenvolvimento da doença.