Primeiro urso polar da América Latina nasce no Aquário de São Paulo; veja imagens
Mãe e filhote estão sendo monitorados a distância por câmeras de vigilância

O Aquário de São Paulo anunciou, na última quinta-feira (13), o primeiro caso de sucesso na reprodução de ursos-polares na América Latina. O filhote, uma fêmea chamada Nur, nasceu em 17 de novembro de 2024, na Zona Sul da capital paulista.
Veja também
Nur é considerada uma ursa polar, o único animal da espécie nascido na América Latina. Ela nasceu com 400 gramas e agora pesa cerca de 6 quilos.
A equipe do aquário ainda não realizou exames diretos para evitar interferir na dinâmica entre o filhote e a mãe, Aurora. O preparo para o nascimento começou assim que a equipe percebeu os primeiros sinais de gravidez, notados a partir do comportamento de Aurora, que tem cerca de 220 quilos.
Aurora começou a passar mais tempo em sua toca e diminuiu a interação com Peregrino, o pai de Nur. A espécie não mantém contato entre machos e fêmeas fora do período reprodutivo, e os machos adultos podem representar risco para filhotes.
Acompanhamento
Após o nascimento, a mãe e o bebê foram monitorados a distância por câmera e se adaptaram rapidamente. A confirmação de que Nur era uma fêmea ocorreu somente quando ela ficou deitada de frente para uma das câmeras.
A expectativa do aquário é iniciar o processo de adaptação de Nur ao recinto onde poderá ser vista pelos visitantes. Ela permanece com a mãe em uma área interna, similar ao habitat natural da espécie, e a saída respeitará o ritmo dos animais.