Ônibus foi trocado antes de acidente em Minas Gerais que matou 41 pessoas, diz empresa

Emtram afirmou que substituição ocorreu para tornar viagem mais confortável

Escrito por
Acidente em Minas Gerais envolvendo ônibus, carreta e carro
Legenda: Após colisão com bloco de granito, ônibus explodiu e pegou fogo
Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O ônibus que se envolveu em um grave acidente na madrugada do último sábado (21), na BR-116, em Minas Gerais, causando 41 mortes, foi trocado por outro veículo horas antes da tragédia. A troca foi confirmada pela Emtram, empresa proprietária do veículo, ao jornal Estadão.

De acordo com a companhia, o coletivo que saiu de São Paulo para a cidade de Esídio Medrado (BA), precisou ser substituído porque o ar condicionado não estava funcionando bem.

A realocação de passageiros e bagagens ocorreu em um ponto de apoio da empresa em Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro. De lá, o veículo seguiu para Minas Gerais, onde aconteceu o acidente.

A Emtram afirmou que a troca tinha como objetivo dar mais comodidade aos clientes. "O ar condicionado do veículo não estava climatizando o ambiente suficientemente", declarou em nota.

Veja também

Sobrevivente fala sobre acidente

Natalício Araújo Ramos, um dos sobreviventes do acidente, disse à Inter TV dos Vales que percebeu um aquecimento no interior do ônibus que saiu de São Paulo. O veículo começou a ficar abafado.

Após a retomada da viagem, ele dormiu e só acordou com os gritos dos outros passageiros, quando o ônibus já estava pegando fogo.

Ramos também começou a gritar por socorro. Ele removeu o cinto de segurança e usou uma das cortinas para se lançar pela janela. Pendurado do lado de fora, ele pulou de uma atura de quase dois metros, e outro passageiro o ajudou a sair do ônibus.

Natalício teve queimaduras leves no rosto, e foi atendido em um hospital, de onde já teve alta.

Como ocorreu o acidente?

O acidente ocorreu na BR-116, no município de Teófilo Otoni. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um grande bloco de granito se desprendeu de uma carreta e acertou o ônibus, causando uma explosão.

Em seguida, um carro que vinha atrás com três pessoas se chocou com a carreta. Os ocupantes sobreviveram.

Além dos 41 mortos no ônibus, ao menos 10 pessoas ficaram feridas. As causas estão sendo apuradas pela PRF e pela Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG).

O motorista que dirigia a carreta tinha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e teve prisão decretada. Ele fugiu do local do acidente, mas se apresentou à Polícia acompanhado de um advogado, na tarde de segunda-feira (23).

Depois de prestar depoimento, ele foi liberado para responder ao inquérito em liberdade. A identidade do homem não foi divulgada.

Assuntos Relacionados