Navio registra surto de diarreia provocado pelo norovírus, em São Paulo
Anvisa identificou 127 casos a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) monitora um surto de diarreia provocado pelo norovírus a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa, que partiu da cidade de Santos (SP). A situação foi detectada no último dia 17, quando 127 passageiros, de um total de 6.293 ocupantes da embarcação, tiveram sintomas. Conforme a Anvisa, o quantitativo já representa um surto.
O vírus é o mesmo que, nos primeiros dias do ano, provocou milhares de casos de virose em cidades da Baixada Santista. A transmissão acontece de pessoa a pessoa e por contato com superfícies contaminadas.
Após a detecção dos casos, os passageiros com os sintomas foram isolados e receberam orientação a bordo para a higienização frequente das mãos e superfícies.
Ainda conforme a Anvisa, uma investigação complementar a bordo foi realizada no dia 18, quando o navio atracou para desembarque dos passageiros. Em ação conjunta com a Secretaria de Saúde de Santos, foram coletadas amostras adicionais em tripulantes para confirmar o agente infeccioso, assim como amostras de água e alimentos.
Veja também
Precauções
Em nota à imprensa, a MSC Cruzeiros informou que a embarcação adotou "todas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo".
"Estamos monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes e intensificamos os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio. Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais", afirmou.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias