Inmet emite alerta vermelho de tempestades intensas para 4 estados neste domingo

A previsão indica chuva forte e rajadas de vento que podem ultrapassar 100 km/h.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 17:58)
Rua urbana sob forte chuva e vento, com baixa visibilidade. Vários carros estão parados ou seguindo lentamente, enquanto a água se acumula no asfalto. Árvores ao fundo balançam com a intensidade da tempestade e a iluminação pública aparece difusa devido à neblina formada pela chuva. Imagem usada em matéria sobre alerta vermelho do Inmet.
Legenda: Também pode haver queda de granizo e grande quantidade de trovoadas.
Foto: Reprodução/Redes sociais/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para a ocorrência de tempestades intensas em áreas de 4 estados nesse domingo (16).

O fenômeno incidirá sobre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. 

A previsão indica chuva forte, rajadas de vento que podem ultrapassar 100 km/h, queda de granizo e grande quantidade de trovoadas.

De acordo com o órgão, a instabilidade está associada a uma frente fria intensa, vinculada à formação de um ciclone extratropical próximo à foz do Rio da Prata. O sistema deve provocar mudanças rápidas nas condições climáticas ao longo do dia.

Mapa do Brasil com alertas meteorológicos do Inmet destacados por cores. Áreas em amarelo indicam “perigo potencial”, regiões em laranja representam “perigo” e zonas marcadas em vermelho mostram “grande perigo”. Os avisos se concentram do Norte ao Sul do país, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com ícones de tempestade posicionados sobre os estados afetados. No canto superior direito, há uma legenda com as opções “Hoje” e “Futuro”, e o logotipo do Inmet aparece sobre o oceano.
Legenda: Mapa mostra região que pode ser atingida por tempestades.
Foto: Reprodução/Inmet.

O Inmet informou que a área de instabilidade, de rápido deslocamento, pode avançar também para regiões do Centro-Oeste e Sudeste entre domingo e segunda-feira (17).

O fenômeno tende a ampliar a abrangência das tempestades, afetando diversas capitais e municípios dessas regiões.

Veja também

O risco meteorológico inclui ainda a possibilidade de fenômenos severos e localizados, como tornados e correntes de vento do tipo downburst.

As áreas mais vulneráveis são o sul e o oeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e do Paraná, além do sul do Mato Grosso do Sul.

O avanço do sistema deve iniciar na madrugada de domingo, quando a frente fria ingressa pelo Rio Grande do Sul.

Entre a manhã e a tarde, as tempestades devem se espalhar para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, alcançando áreas do Sudeste e do Centro-Oeste no fim de domingo e ao longo de segunda-feira, com possibilidade de chuva forte e rajadas intensas.

O Inmet orienta os moradores das áreas afetadas a evitar abrigos sob árvores durante rajadas de vento, manter distância de placas, torres e estruturas metálicas e procurar locais seguros em situações de queda de granizo.

Assuntos Relacionados