Homem socorre funcionário de restaurante eletrocutado após ouvir pedido de ajuda ao lavar calçada
O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (3), em Londrina, no Paraná
Um funcionário de um restaurante foi eletrocutado enquanto limpava a cozinha e foi socorrido por outro homem que lavava a calçada de um prédio. O caso aconteceu em Londrina, no Paraná, na manhã desta segunda-feira (3).
Segundo o G1, o porteiro Lúcio Borges contou que ouviu pedidos de ajuda da equipe do restaurante e, ao chegar ao local, encontrou o funcionário caído no chão, após sofrer um choque. "Estava desacordado", disse a fonte à RPC, filiada da TV Globo.
O Corpo de Bombeiros informou, depois, que a vítima encostou em um fio energizado e que, ao perceberem a situação, os outros funcionários do restaurante desligaram a energia do estabelecimento.
Socorrista fez massagem cardíaca na vítima
Segundo Lúcio, ele virou o corpo da vítima e percebeu que ela havia voltado a respirar. Foi quando decidiu iniciar uma massagem cardíaca, até ele recobrar a consciência.
"Mandei apertar a minha mão, ele apertou forte. Mandei dobrar as pernas, ele dobrou. [...] O socorrista [dos bombeiros] falou que meu socorro foi excelente", contou o porteiro.
Veja também
Bombeiros não aconselham tocar em pessoas que levaram choque
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Ceará, não é aconselhado tocar a vítima de descarga elétrica diretamente. Além disso, a corporação orienta que seja desligada a chave geral da energia do estabelecimento.
Caso o interruptor não seja localizado, a recomendação é procurar um pedaço de madeira ou outro material não-condutor de eletricidade para afastar a vítima da fonte de energia. Nesses casos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente.
Se a vítima estiver desacordada, como na situação de Londrina, os bombeiros orientam que seja iniciada uma massagem cardiorrespiratória.