Homem nada ao lado de tubarão-baleia no litoral de São Paulo; veja vídeo

Golfinhos e arraias também foram flagrados próximos ao animal

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 19:54)
Foto do nado do  navegador Julio Cardoso ao lado do tubarão-baleia
Legenda: O mergulho foi feito para registrar imagens que possibilitem a identificação do animal
Foto: Marcos Cará/Maremar

Um vídeo feito por um drone flagrou o momento exato em que um homem nadava lado a lado com um tubarão-baleia, no sul de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, na última segunda-feira (3). 

Veja também

As imagens foram registradas por Marcos Cará, do Maremar, uma agência de passeios de Ilhabela, em parceria com o projeto Baleia à Vista. Segundo Julio Cardoso, navegador do projeto, o tubarão media cerca de 11 metros de comprimento. Apesar dessa ser a média do Rhincodon typus, a espécie pode chegar a quase 20 metros. 

Durante o registro dos pesquisadores nadando ao lado do tubarão, toninhas (os golfinhos brasileiros) e arraias do gênero Mobula também apareceram para acompanhar o nado. 

Outro vídeo mostra o tubarão-baleia bem de perto. O registro foi feito por Thiago Veras, marinheiro da embarcação Ballerina, usada no projeto Baleia à Vista. Pelo menos oito desses animais já foram avistados na região do Litoral Norte paulista, região onde eles costumam se alimentar.

De acordo com o Maremar, o mergulho o não foi realizado por simples diversão, mas sim para registrar imagens que possibilitem a identificação do indivíduo. Cada tubarão-baleia (*Rhincodon typus*) pode ser identificado por suas marcas laterais únicas. Com o registro, será possível confirmar se o animal é o mesmo que tem sido avistado ou se é um novo visitante na região.