Deslizamentos de terra causam mortes na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais; veja fotos
O município decretou estado de calamidade pública por 180 dias após fortes chuvas
Um temporal atingiu as cidades mineiras de Ipatinga e de Santana do Paraíso e causou mortes, na madrugada deste domingo (12). O prefeito Gustavo Nunes, em vídeo no Instagram, confirmou dez óbitos após deslizamentos. As vítimas foram identificadas sendo uma criança de oito anos e dois adultos, segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros.
Inicialmente, três mortes haviam sido confirmadas, mas o número foi atualizado ao longo do dia. Uma delas foi em Santana do Paraíso, e as demais foram em Ipatinga.
Em uma das ocorrências, cinco pessoas ficaram soterradas. No local, dois corpos foram encontrados e três pessoas estão desaparecidas. Em outro ponto da cidade, o Corpo de Bombeiros encontrou o terceiro corpo.
Em mais duas localidades, moradores localizaram dois corpos, mas que ainda aguardam liberação pela Polícia Civil, conforme informou o Corpo de Bombeiros. Ainda há desaparecidos.
Veja fala do prefeito:
"Estamos em um cenário, infelizmente, quase que um cenário de guerra. Infelizmente, já temos três óbitos constatados até o momento. O Corpo de Bombeiro Militar, juntamente com a Defesa Civil, a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, também já estão aqui em nosso município participante", relatou o prefeito de Ipatinga.
Os bombeiros também receberam chamados para vistorias em áreas afetadas por quedas de barreiras e instabilidade no solo.
80 milímetros de chuva
Conforme dados da Prefeitura de Ipatinga, o Município contabilizou 80 milímetros de chuva em apenas uma hora. O temporal causou transbordamento de córregos, alagamentos e deslizamentos em diversos pontos da cidade. Foi decretado estado de calamidade pública por 180 dias.
A Prefeitura informou que o estádio Ipatingão foi preparado para abrigar pessoas atingidas pela tragédia. Até o momento, não há um levantamento oficial do número de desabrigados e desalojados.
Solidariedade
A Prefeitura de Coronel Fabriciano, cidade vizinha de Ipatinga, manifestou solidariedade pelo ocorrido e colocou equipamentos à disposição para ajudar na limpeza da Cidade.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias
"Assim que tomamos conhecimento da situação, adotamos medidas imediatas para oferecer apoio. Estamos providenciando o envio de máquina e caminhões para auxiliar nos trabalhos de limpeza da cidade, em retribuição à solidariedade que Ipatinga demonstrou quando enfrentamos uma situação semelhante. Além disso, colocamos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coronel Fabriciano à disposição, considerando que a UPA de Ipatinga foi afetada pela lama", informou a Prefeitura Coronel Fabriciano.