Bassar anuncia recall de petiscos com suspeita de contaminação após morte de cães

Empresa orienta a consumidores que devolvam aos pontos de venda os produtos comprados

Escrito por Redação ,
Cachorro preto com marrom olha para a câmera.
Legenda: Foram relatados mais de 40 casos de intoxicação de cachorros em todo o País após os animais comerem petiscos da Bassar.
Foto: Shutterstock

A Bassar, empresa envolvida nos casos de intoxicação de mais de 40 animais em todo o País, anunciou, nesta quarta-feira (8), que tem feito um recall de todos os produtos comercializados pela marca. A orientação da companhia é para que os consumidores devolvam aos pontos de venda os itens que compraram anteriormente.

Segundo o Uol, que divulgou a informação, a decisão da Bassar foi tomada após exames preliminares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) indicarem que lotes do propilenoglicol, matéria-prima utilizada na fabricação de petiscos da marca, estavam contaminados por etilenoglicol, uma substância tóxica.

O Mapa divulgou no início desta semana que identificou que os lotes AD5053C22 e AD4055C21 de propilenoglicol, adquiridos da empresa Tecno Clean, estão diretamente relacionados aos casos de intoxicação, que já provocaram a morte de mais de 40 cães e o mal-estar de outros muitos. 

A Polícia Civil de Minas Gerais foi o órgão que investigou os primeiros casos relatados de contaminação dos animais.

Veja também

Suspensão da fabricação

Nesta quarta (7), o Departamento de Inspeção e Produtos de Origem Animal do Mapa determinou às fabricantes dos produtos da Bassar a suspensão imediata do uso dos dois lotes de propilenoglicol em suas linhas de produção.

Além disso, o Governo orientou as fabricantes a recolher os produtos comercializados com o uso dessas matérias-primas.

A intoxicação envolve os produtos Dental Care, Every Day e Petz Snack Cuidado Oral, principalmente.

 

Assuntos Relacionados