Chega a 40 número de mortes suspeitas de cachorros após ingestão de petiscos, diz polícia

Há relatos de mortes em pelo menos oito estados

Escrito por Redação ,
Produtos para alimentação animal da marca Bassar.
Legenda: Caso é investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Foto: Divulgação/TV Globo

A Polícia Civil de Minas Gerais comunicou, nesta segunda-feira (5), que já recebeu relatos de cerca de 40 mortes de cachorros no Brasil após a ingestão de petiscos com suspeita de contaminação. As informações são do G1.

Na cidade Belo Horizonte, subiu para oito o número de óbitos registrados. Na última sexta-feira (2), eram sete.

Têm chegado ao meu conhecimento várias outras mortes Brasil afora, cerca de 40 até o momento. É importante que o tutor procure a delegacia mais próxima e leve o produto para que seja investigado se realmente esse óbito, essas intercorrências se deram em razão da ingestão do petisco
Delegada Danúbia Quadros
Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor

Alerta aos sintomas em cães de vários estados 

Segundo a delegada, os tutores devem ficar atentos ao surgimento de sintomas nos cães após o consumo dos petiscos: em caso de convulsão, diarreia, vômito e prostração, é importante procurar a delegacia.

Há relatos de mortes em pelo menos oito estados, além de Minas Gerais e do Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Sergipe e Goiás.

A Polícia Civil mineira vai investigar somente os casos registrados no estado.

Nota de empresa sobre caso:

"A Bassar Pet Food informa que decidiu interromper a produção de sua fábrica até que sejam totalmente esclarecidas as suspeitas de contaminação de pets envolvendo lotes de seus produtos. A empresa também está contratando uma empresa especializada para fazer uma inspeção detalhada de todos os processos de produção e do maquinário em sua fábrica, em São Paulo.

De modo preventivo, a companhia já estava recolhendo os lotes de duas linhas de alimentos, mas procederá agora ao recolhimento de todos os produtos da empresa nacionalmente, conforme determinação do Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento.

A Bassar esclarece que ainda não teve acesso ao laudo produzido pela Polícia Civil de Minas Gerais, mas está colaborando totalmente com as autoridades desde o início dos relatos sobre os casos. A empresa enviou amostras de produtos para institutos de referência nacional para atestar a segurança e conformidade de seus produtos sob investigação.

Além disso, acionou todos os seus fornecedores para que façam o rastreamento dos insumos utilizados para afastarem a hipótese de algum tipo de contaminação.

A empresa está solidária com todos os tutores de pets – nossos consumidores e razão de nossa empresa existir. Somos os maiores interessados no esclarecimento do caso. Por isso, a empresa vem tomando todas as providências para investigação dos fatos. Os consumidores podem tirar dúvidas pelo e-mail sac@bassarpetfood.com.br."

Assuntos Relacionados