Veja o que se sabe até agora sobre o avião que caiu na Índia
A aeronave transportava 242 pessoas, entre passageiros e tripulantes, para a Inglaterra

Um avião que saiu do aeroporto de Sardar Vallabhbhai, em Ahmedabad, na Índia, com destino ao aeroporto de Gatwick, em Londres, na Inglaterra, caiu logo após a decolagem nesta quinta-feira (12), deixando ao menos 260 pessoas mortas e dezenas feridas. A aeronave da Air India transportava 242 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
O voo AI171 partiu às 13h39, no horário local (5h39 em Brasília), e estava previsto para chegar às 18h25, no horário britânico. O site de rastreamento de voos FlightRadar24 informou que o sinal da aeronave foi perdido "menos de um minuto após a decolagem" e que, nesse momento, ela estava a uma altitude de 625 pés (190 metros).
- O avião chegou a fazer um chamado de emergência para o controle de tráfego aéreo, segundo o órgão regulador de aviação na Índia, mas, depois disso, parou de responder.
Veja também
Onde o avião da Air India caiu?
A aeronave caiu em uma área residencial e universitária, atingindo o alojamento da faculdade BJ Medical College.
Imagens do refeitório do prédio circularam nas redes sociais e mostraram pratos de comida ainda intactos, indicando que, no momento da colisão, os estudantes estariam almoçando.
O acidente teve sobreviventes?
Inicialmente, o Ministério das Relações Exteriores da Índia informou que não havia sobreviventes no acidente e que "alguns moradores locais" também teriam morrido ao serem atingidos pela aeronave.
Contudo, depois, o governo indiano informou que uma pessoa — um cidadão britânico-indiano — sobreviveu. Trata-se de Vishwash Kumar Ramesh, de 40 anos, morador de Londres, que estava em Ahmedabad para visitar a família. Ele morou na Inglaterra pelos últimos 20 anos e havia viajado com o irmão, que também estava a bordo do avião.
Vishwash estava sentado na poltrona 11A do veículo. Além dele, havia 242 passageiros e membros da tripulação a bordo, conforme a companhia aérea. Entre os passageiros, estavam 53 britânicos, 169 indianos, um canadense e sete portugueses.
Qual era o modelo do avião?
- A aeronave que protagonizou o acidente era um Boeing 787-8 Dreamliner. O modelo foi lançado há 14 anos e nunca havia sido envolvido em uma queda dessa proporção.
Em um comunicado à imprensa, a Boeing afirmou estar em contato com a companhia aérea Air India e pronta para "apoiá-los". "Nossos pensamentos estão com os passageiros, tripulação, socorristas e todos os afetados", disseram.
Veja também
Quais autoridades se manifestaram sobre o assunto?
O diretor-executivo da Air India, Campbell Wilson, manifestou "profundo pesar" sobre o caso. "Este é um dia difícil para todos nós da Air India, e nossos esforços, agora, estão totalmente focados nas necessidades dos nossos passageiros, membros da tripulação, suas famílias e entes queridos", disse, em vídeo.
- O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou estar "chocado e entristecido" com a tragédia. "É uma dor que vai além das palavras", escreveu ele no X.
O rei Charles e a rainha Camilla também ficaram "profundamente chocados" com o ocorrido. "Gostaria de prestar um tributo especial aos esforços heroicos dos serviços de emergência e de todos que estão oferecendo ajuda e apoio neste momento tão doloroso e traumático", comentou o monarca.