
A polícia de Ahmedabad, na Índia, informou que o número de mortos na queda do avião da Air India nesta quinta-feira (12) é de pelo menos 240, segundo informações das autoridades locais. Entre as vítimas, estão passageiros, tripulação e pessoas que estavam no solo no momento do impacto, pois a aeronave caiu em uma área residencial e universitária, atingindo o alojamento da faculdade BJ Medical College. Inicialmente, as autoridades haviam dado conta de mais de 290 mortes, mas o número foi revisado.
Pelo menos uma pessoa sobreviveu, segundo informou a companhia aérea. O passageiro Vishwash Kumar Ramesh, 40, é britânico-indiano e voltava da Índia para Londres após visitar a família.
Embora inicialmente se temesse que todas as pessoas a bordo tivessem morrido, Dhananjay Dwivedi, secretário estadual da Saúde, confirmou o resgate de um sobrevivente foi encontrado e hospitalizado.
Conforme ele, a queda ocorreu cerca de 30 segundos após a decolagem: "Quando me levantei, havia corpos ao meu redor. Eu estava assustado. Levantei-me e corri. Havia pedaços do avião ao meu redor. Alguém me segurou e me colocou em uma ambulância e me trouxe para o hospital".
As forças de segurança indianas, incluindo o Exército, se mobilizaram no local do acidente.
"O balanço dos mortos no acidente de avião já é de 260", disse a delegada de polícia Vidhi Chaudhary. Ela disse ainda que, pelo menos 19 pessoas teriam morrido em solo quando o Boeing 787-8 Dreamliner caiu.
Segundo um médico identificado somente como Krishna, "metade do avião se chocou contra o prédio residencial onde moravam médicos com suas famílias". "O nariz e a roda dianteira bateram no prédio da cantina, onde estudantes almoçavam", acrescentou.
Veja também
Avião caiu na Índia
A aeronave era do modelo Boeing 787-8 Dreamliner e caiu em uma área residencial, segundos após a decolagem. O destino era o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido.
O voo da Air India tinha 242 passageiros e 12 tripulantes de quatro nacionalidades diferentes, detalhou a companhia:
- 169 cidadãos indianos;
- 53 britânicos;
- 1 canadense;
- 7 portugueses.
Informações sobre a causa da queda não foram confirmadas. O controle de tráfego aéreo do aeroporto de Ahmedabad explicou que a aeronave emitiu um chamado de emergência “Mayday”, mas, em seguida, perdeu o sinal com a torre de comando.