
Um avião da companhia indiana Air India, com 242 passageiros, sofreu um "acidente trágico" por volta das 13h38 desta quinta-feira (12) — 5h08 no horário de Brasília. O voo da aeronave, modelo Boeing 787 Dreamliner, com destino a Londres (Reino Unido), caiu segundo após decolar do aeroporto de Ahmedabad, colidindo com uma área residencial. A Polícia informou que 204 corpos foram encontrados.
Nas redes sociais, usuários compartilham imagens do momento do acidente. Nas gravações, é possível observar uma aeronave perdendo altitude até se chocar contra residências, entre eles uma faculdade de Medicina. Em seguida, uma coluna de nuvem de fumaça aparece se erguendo sobre o local do impacto, indicando uma explosão. (Assista abaixo)
VEJA MOMENTO DO ACIDENTE DA Air India
O veículo aéreo caiu em uma área residencial da cidade. No local, um jornalista da AFP viu bombeiros tentando apagar os destroços do avião, enquanto várias pessoas removiam os restos mortais do local.
"Encontramos 204 corpos", disse o comissário de polícia da cidade, GS Malik, à agência de notícias, acrescentando que 41 feridos estão "em tratamento".
O número de vítima engloba as que morreram na queda da aeronave e os que faleceram nos prédios contra os quais o avião se chocou. "O trabalho de resgate está em andamento", disse.
Como foi a queda do avião na Índia
A aeronave se chocou contra o solo imediatamente após a decolagem da Pista 23, fora do perímetro do aeroporto. “Uma densa fumaça preta foi vista saindo do local do acidente”, disse uma fonte ao jornal indiano The Hindu. "Muitos morreram", informo o Ministro da Saúde da Índia, conforme a agência de notícias Reuters.
O voo da Air India transportava 242 passageiros e 12 tripulantes de quatro nacionalidades diferentes, detalhou a companhia. Sendo eles:
- 169 cidadãos indianos;
- 53 britânicos;
- 1 canadense;
- 7 portugueses.
A maioria das pessoas seria adulta, havendo somente 11 crianças, informou a Reuters. Ainda conforme a empresa área, os feridos estão sendo levados para os hospitais mais próximos.
O veículo estava abastecido com um grande volume de combustível, já que realizaria uma rota internacional que duraria muitas horas. A quantidade de líquido inflamável pode ter aumentado a intensidade da explosão e do incêndio que se seguiram à queda, detalhou o portal local Times of India.
Aeronave solicitou 'socorro' antes da queda
Antes de cair, o avião teria chegado a emitir um chamado de “MAYDAY” — código internacional para emergência — para o Controle de Tráfego Aéreo (ATC), mas, posteriormente, não respondeu aos chamados feitos pela torre.
Veja também
Presidente da Air India lamenta acidente
O dirigente da Air India, Natarajan Chandrasekaran, confirmou o acidente envolvendo o avião, modelo Boeing 787, e prestou condolências às famílias dos passageiros. "Nossos pensamentos e profundas condolências estão com as famílias e entes queridos de todos os afetados por este evento devastador", disse.
O executivo ainda detalhou que um centro de emergência foi ativado e uma equipe de apoio foi acionada para atender os parentes que buscam informações.