O papamóvel utilizado pelo papa Francisco durante visita a Belém, em 2014, foi apresentado nessa terça-feira (25) após ser adaptado como uma clínica itinerante para as crianças de Gaza. O anúncio foi feito próximo à Basílica da Natividade e à Praça da Manjedoura, em Belém, onde estão sendo realizados os preparativos para o Natal.
"O Veículo da Esperança está pronto para sua nova missão", declarou, em uma coletiva de imprensa, o cardeal Anders Arborelius, bispo de Estocolmo, após abençoar o antigo papamóvel. "Queremos que todas as crianças que atendermos se sintam vistas, ouvidas e protegidas. Os direitos e o bem-estar das crianças são prioridade", indicou.
"Este veículo é um testemunho: o mundo não esqueceu as crianças de Gaza. Não é apenas um veículo: é uma mensagem de compaixão, dignidade e esperança", disse.
Veja também
O papamóvel, que contará com uma equipe médica, fará triagens e está equipado para realizar exames, diagnósticos e tratamentos, incluindo vacinas, suturas e testes de infecções. A unidade deverá ser capaz de realizar até 200 consultas por dia. As crianças se sentarão na cadeira do pontífice enquanto são atendidas.
O papa Francisco faleceu em 21 de abril, aos 88 anos.
Ação foi desejo do papa Francisco
Em maio de 2014, Francisco visitou Amã, Belém e Jerusalém, em sua segunda viagem internacional como pontífice. O papamóvel foi utilizado durante percurso por Belém, no qual cumprimentou a multidão reunida na Praça da Manjedoura.
O Mitsubishi readaptado, um presente do presidente palestino, Mahmud Abbas, foi posteriormente entregue aos frades franciscanos.
A transformação do papamóvel em unidade de saúde foi o último desejo do papa Francisco para as crianças da Faixa de Gaza, conforme informou, em maio, o portal Vatican News.
O veículo foi transformado pela Cáritas, a organização católica de ajuda humanitária. Com um custo de 15 mil dólares (cerca de R$ 80 mil), ele foi adaptado e renovado por mecânicos palestinos. As laterais abertas foram cobertas com divisórias.
"As crianças de Gaza estavam muito próximas do coração do papa Francisco", afirmou Peter Brune, secretário-geral da filial sueca da Cáritas."Elas se sentarão no banco do papa e serão tratadas como as pessoas mais valiosas da Terra", acrescentou.
Acesso a Gaza ainda não foi autorizado
Apesar de o veículo estar pronto, ainda não se sabe quando receberá a autorização israelense para entrar em Gaza, onde, em 10 de outubro, entrou em vigor uma frágil trégua entre Israel e Hamas após dois anos de guerra que devastaram o sistema de saúde no território palestino.
"Como ocorre com toda a ajuda humanitária, precisamos urgentemente de acesso a Gaza", declarou à AFP o secretário-geral da Cáritas, Alistair Dutton. "Estamos trabalhando através dos canais oficiais para conseguir isso o mais rápido possível", disse.