Alina Kabaeva, suposta amante de Putin, estaria fugindo de sanções pela guerra; saiba mais sobre ela
Aos 38 anos, Kabeva é uma das ginastas mais importantes da história do esporte russo
Além das filhas de Putin, a ex-ginasta Alina Kabaeva está na mira do governo americano para sanções econômicas contra a Rússia. Mas por que ela é alvo? Kabaeva é apontada como ex-amante e atual esposa do presidente russo, conforme a revista americana Newsweek.
Ambos, contudo, negam envolvimento.
Veja também
Quem é Alina Kabaeva?
Kabaeva, de 38 anos, é uma das ginastas mais importantes da história do esporte russo. Ela iniciou a carreira aos 15 anos, levando ouro olímpico, 14 medalhas em campeonatos mundiais e 21 em europeus. Pela habilidade técnica com os exercícios corporais, ela foi apelidada de "mulher mais flexível da Rússia".
Aos 22 anos, a atleta se aposentou, decidindo seguir carreira política. Ela foi membro do Parlamento russo por oito anos. Depois, passou a administrar a empresa estatal de mídia National Media Group (NMG), recebendo um salário de US$ 10 milhões por ano.
Mas tem uma rotina discreta e evita aparições em público.
Veja também
Qual o envolvimento dela com o Putin?
Putin foi casado com Lyudmila Putina por 30 anos, mas se separou em 2013. O casal teve duas filhas. As informações são de que Kabaeva e Putin mantinham relacionamento quando ele ainda era casado. Os dois sempre negaram o caso.
Em 2008, o jornal "Moskovsky Korrespondent" foi fechado ao noticiar que Putin estava se separando para ficar com a ex-ginasta. Há informações de que eles se casaram em uma cerimônia privada.
Comenta-se que a ex-ginasta tenha quatro filhos de Putin. Outra informação que segue sigilosa. Ela nega, inclusive, que seja mãe.
Por que ela é alvo de sanções?
Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (6), novas sanções econômicas para tentar conter a guerra da Rússia contra a Ucrânia. As medidas recaem especialmente sobre dois grandes bancos e duas filhas do presidente Vladimir Putin, mas Kabaeva também é alvo.
O jornal britânico “Telegraph” informou que Kabaeva e seus filhos estão escondidos na Suíça. Há fortes pressões para que ela seja extraditada. Georgy Alburov, que trabalha para o líder da oposição russa Alexei Navalny, acredita que ela deve ser punida.
No Twitter, ele disse que a ex-ginasta deve ser sancionada imediatamente.
“Ela é a beneficiária da corrupção de Putin, e seus parentes compram apartamentos e casas com dinheiro roubado de russos. Ela é um membro do círculo íntimo de Putin, um membro de sua família que se aproveita de sua posição”, afirmou.