Rússia adverte os EUA contra apoio militar a Israel em possível confronto com o Irã

Conflito entre Israel e Irã teve início na última sexta-feira (13)

(Atualizado às 18:50)
Imagem de rastros de foguetes vistos no céu acima da cidade costeira israelense de Netanya em meio a uma nova enxurrada de ataques de mísseis iranianos em 17 de junho de 2025 para matéria sobre Rússia advertia os EUA contra apoio militar a Israel em possível confronto com o Irã
Legenda: Israel e Irã realizaram ataques aéreos mútuos em meio ao conflito no Oriente Médio
Foto: JACK GUEZ / AFP

Em meio ao conflito no Oriente Médio, a Rússia alertou os Estados Unidos sobre apoio militar à Israel. Nesta quarta-feira (18), o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse que essa interferência direta dos EUA pode desestabilizar radicalmente a situação na área. 

Além disso, o chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia, Sergei Naryshkin, afirmou que a situação entre Israel e Irã é crítica. 

Na última terça-feira (17), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou sobre possibilidade de matar o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Nas redes sociais, escreveu: "Não vamos eliminá-lo, pelo menos por enquanto". 

Trump também tem considerado diversas opções para lidar com o cenário da guerra no Oriente Médio. 

Veja também

Conflito entre Israel e Irã

O conflito começou após um ataque-surpresa de Israel ao Irã que ocorreu na madrugada da sexta (13) (quinta, 12, à noite, pelo horário de Brasília). A disputa ocorre em meio à escalada dos programas nucleares dos países.

No terceiro dia do conflito, um ataque iraniano deixou três mortos em Israel, enquanto um bombardeiro israelense a um prédio residencial no Irã resultou na morte de 60 pessoas. O ataque vitimou 20 crianças. 

Assuntos Relacionados