Partido de Milei vence eleições legislativas na Argentina

Resultado é surpreendente e, segundo presidente, é "ponto de virada".

Escrito por
Imagem mostra o presidente da Argentina, Javier Milei, cumprimentando apoiadores na sede do partido governista, La Libertad Avanza, após os resultados das eleições legislativas nacionais de meio de mandato em Buenos Aires, em 26 de outubro de 2025.
Legenda: Político foi parabenizado pelo aliado, presidente Donald Trump.
Foto: LUIS ROBAYO / AFP.

O partido argentino A Liberdade Avança (LLA), mesmo do presidente Javier Milei, venceu as eleições legislativas desse domingo (26), superando o da oposição peronista (centro-esquerda). 

A vitória de 40,7% dos votos, conforme dados provisórios da Direção Nacional Eleitoral, foi surpreendente, já que a legenda sofrera uma dura derrota em setembro, durante o pleito legislativo de Buenos Aires, considerado crucial

O resultado foi classificado como um "ponto de virada" pelo chefe de Estado, que foi parabenizado pelo aliado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela "vitória esmagadora".
 

Alívio após meses de tensão

A vitória reduz a tensão sobre o governo de Milei após semanas de forte pressão sobre o peso argentino, o que levou o presidente a solicitar um resgate financeiro a Trump, que condicionou o apoio ao resultado eleitoral.

Nos últimos meses, o político ainda foi afetado pelo escândalo de suspeita de corrupção na agência pública para pessoas com deficiência que envolve a sua irmã e braço-direito do presidente, Karina Milei. 

Veja também

O que significa o resultado? 

O que muda com a eleição positiva para o presidente é que o governo passará a ter, a partir de 10 de dezembro, um terço na Câmara dos Deputados, possibilitando blindar os projetos de Milei que enfrentam resistência no Congresso

No Senado, no entanto, o político terá que formar alianças para avançar em reformas estruturais que exijam maiorias.