Infestação de serpente arbórea marrom ameaça Ilha dos EUA : ‘Elas comem qualquer coisa’

Com a extinção das aves, o ciclo ecológico de Guam foi alterado

Escrito por Redação ,
imagem mostra serpente arbórea marrom sobre terra
Legenda: A serpente arbórea marrom é originária da Austrália e de Papua Nova Guiné.
Foto: Reprodução/Freepik

Localizada no Oceano Pacífico, próximo às Filipinas, a ilha de Guam sofre ameaça de infestação de serpente arbórea marrom. Dois milhões de cobras dominam o local.

A espécie é conhecida por estudiosos por “comer qualquer coisa”. As serpentes de dieta voraz podem alcançar dois metros de comprimento e exterminaram, pelo menos, 12 tipos de aves locais.

Com a extinção das aves, o ciclo ecológico de Guam foi alterado. As aves ajudavam na regeneração das florestas da ilha. Agora, sem elas para distribuírem sementes, mais de 70% da vegetação do local está sob ameaça e com risco de desequilíbrio ambiental.

O pequeno território também sofre com a presença de milhares de aranhas. 

ORIGEM

A serpente arbórea marrom é originária da Austrália e de Papua Nova Guiné. Chegou a Guam após a Segunda Guerra Mundial e rapidamente se proliferou.

Veja também

Em entrevista à BBC, o diretor-executivo, do FideicomissHenry Pollock, o de Tierras de las Llanuras del Sur, organização que estuda a ecologia de Guam, disse que “Essas serpentes comem qualquer coisa que encontram – inclusive umas às outras.” Além de predar aves, também competem com outras espécies por recursos, alterando o ecossistema de forma devastadora”. 

Especialistas alertam para a necessidade de tomar medidas de conservação a fim de evitar que Guam perca sua flora e fauna nativas.

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados