Foto: Logan Goins / Marinha dos Estados Unidos / AFP.
Tensão entre EUA e Venezuela coloca região sob risco de novo conflito.
A relação Venezuela–EUA é marcada por forte tensão política, sanções econômicas e acusações mútuas de autoritarismo e ingerência.
Washington não reconheceu a legitimidade do governo Maduro e apoiou a oposição. O embate em meio à escalada em águas internacionais acendeu o alerta na estabilidade política da região.
Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança contra o Paraguai, em disputa pelo controle da Bacia do Prata. O conflito terminou com devastação sem precedentes e marcou profundamente a história da região.
Chile enfrentou Peru e Bolívia pelo controle de territórios ricos em salitre e minerais. O conflito terminou com a Bolívia perdendo sua saída para o mar.
Brasil e Bolívia disputaram o controle do Acre, região estratégica pela riqueza da borracha. O conflito terminou com a anexação do território ao Brasil.
Paraguai e Bolívia disputaram o controle do Chaco Boreal, em um conflito marcado pelo uso de armas modernas. Ao final da guerra, o Paraguai saiu vitorioso.
A Argentina, então sob ditadura militar, entrou em confronto com o Reino Unido pela posse das Ilhas Malvinas. O conflito terminou com a vitória britânica e marcou a política argentina.
Peru e Equador entraram em confronto por uma área da Amazônia em disputa na fronteira. O episódio é considerado o último grande conflito armado da América do Sul.
Confira outros conteúdos de Mundo.