Coroação de rei Charles III é a mais cara da história britânica; veja valores
Valor, que sairá dos cofres públicos, tem causado descontentamento entre a população
A cerimônia que oficializa rei Charles III como rei, iniciada neste sabado (6), é a mais cara da história britânica. De acordo com a revista Time, a coroação do monarca custará, ao todo, aproximadamente 100 milhões de libras, cerca de R$ 624 milhões.
Veja também
A quantia sairá direto dos cofres públicos do país europeu, o que não tem sido bem visto pelos súditos de Charles, que enfrentam mudanças no custo de vida, causadas pela inflação.
Conforme observado em uma pesquisa realizada pelo governo britânico, 50% dos cidadãos maiores de 18 anos acreditam que a cerimônia não deveria ser financiada pelo Estado, enquanto 32% concordaram com o custeio, e 18% que não souberam responder.
COROAÇÃO MAIS CARA DA HISTÓRIA
Os gastos da coroação do rei Charles III deverão superar os valores investidos na cerimônia de sua mãe, Elizabeth II, realizada em 1953. Custando o equivalente à 56 milhões de libras na cotação atual, a ascensão da rainha ficou marcada como a mais cara de toda a história da realeza britânica, classificação que agora pertence à celebração do novo rei.
O aumento no valor da cerimônia deste final de semana é atribuído aos gastos com a segurança, fator que não levantava tanta preocupação há 70 anos.
O QUE DIZ A COROA
Justificando os custos da coroação durante o período de instabilidade econômica, um porta-voz da realeza afirmou, à Reuters, que as festividades poderão render mais de 1 bilhão de libras, cerca de R$ 6,3 bilhões, aos cofres britânicos.
"Não cabe a mim dizer o quão precisos são esses números, mas certamente a teoria diz que as comemorações são um enorme impulso econômico para a nação" declarou, aproveitando para reforçar que a cerimônia será uma oportunidade de fazer “networking”, já que líderes de diversas nações estarão presentes.