Brasileiro integrante da quadrilha do 'Faraó dos Bitcoins' é preso nos EUA, após quatro anos foragido
Entre outros crimes, ele é suspeito de movimentar contas bancárias e providenciar documentos migratórios para integrantes da quadrilha
Foi preso, na última terça-feira (4), nos Estados Unidos, o brasileiro Ricardo Rodrigues Gomes, conhecido como Piloto. Ele é apontado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal como o principal operador de Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó dos Bitcoins", no exterior. As informações são do g1.
Glaidson foi apontado pela Polícia Federal como atuante em um esquema criminoso que movimentou ilegalmente mais de R$ 38 bilhões entre 2015 e 2021, quando foi preso. Segundo a investigação, ele operava uma pirâmide financeira com falsas promessas de investimentos em criptomoedas.
Piloto estava foragido há quatro anos. Ele foi preso na Flórida, resultado de uma ação da agência americana Homeland Security Investigations (HSI), em cooperação com a Polícia Federal.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.
Conforme as investigações, Piloto deixou o Brasil utilizando um passaporte falso e passou a atuar nos Estados Unidos em benefício da quadrilha de Glaidson. Ele intermediou a compra de empresas, movimentou contas bancárias, adquiriu criptoativos e ainda cuidou de obter documentos migratórios para integrantes da quadrilha.
Veja também
Nome incluído na Interpol
Piloto é apontado ainda por cuidar, em junho de 2021, da obtenção do visto de estudante para Mirelis Zerpa, mulher de Glaidson, para um curso na Universidade de Atlanta.
Há suspeita ainda de que ele cuidaria da segurança de Mirelis no período em que ela permaneceu livre em solo americano. A venezuelana seguia, segundo PF e MPF, operando e atuando nos negócios da quadrilha.
O nome de Piloto foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol, em agosto de 2022. Ele figurava como foragido internacional, de acordo com a PF.