Hacker suspeito de cometer o maior vazamento de dados do Brasil é preso pela PF na Bahia

Homem teria divulgado informações de 223 milhões de brasileiros e invadido sites do Senado, Exército e TSE

Escrito por Redação ,
Hacker é suspeito de divulgar informações de 223 milhões de brasileiros
Legenda: Hacker é suspeito de divulgar informações de 223 milhões de brasileiros
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Suspeito de cometer o maior vazamento de dados do Brasil, um hacker foi preso preventivamente pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (9), em Feira de Santana, na Bahia. Ele teria sido responsável pela divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros.

Segundo a PF, o suspeito estava foragido desde novembro de 2023. Nesse período, ele rompeu a tornozeleira eletrônica que utilizava por conta das investigações da Operação Deepwater, deflagrada em março de 2021.

Veja também

O hacker é investigado por outras invasões, como a do Senado, do Exército Brasileiro e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2019, ele chegou a ser preso na Operação Defaced, realizada pela Polícia Civil, como suspeito de ter invadido os sites da Polícia Civil de Minas Gerais, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Tribunal de Justiça de Goiás.

O mandado de prisão preventiva cumprido pela PF foi expedido pela 1ª Vara Federal de Uberlândia/MG. O preso ficará à disposição da Justiça no Centro de Observação Penal, em Salvador.

QUEM É O HACKER?

Identificado como Marcos Roberto Correia da Silva, o hacker é conhecido pelo nome VandaTheGod

Quando foi preso na operação Deepwater, em 2021, Marcos morava em uma casa simples na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, junto com a mãe, três irmãos e dois sobrinhos, segundo informações do g1. À época, a irmã dele contou que o hacker que na residência não tinha computador, sendo que ele precisava ir para um lan house para acessar algum dispositivo eletrônico.

Em 2020, ele foi alvo da operação Exploit, que prendeu o suspeito de invadir sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele também teria cometido um ataque ao Senado, após obter dados e acesso ao e-mail de um servidor. De acordo com a denúncia, ao acessar a rede, o hacker fez uma gravação "expondo a fragilidade de segurança". O vídeo também foi publicado na internet.

 

 

Assuntos Relacionados