Mulher viraliza ao relatar rotina após perda parcial da visão devido ao uso inadequado de lentes

Jovem, que não enxerga mais do olho esquerdo, relata que doença provoca dor intensa

Escrito por Redação ,
Montagem mostra imagens de Nicole Géo, que perdeu a visão do olho esquerdo após contrair parasita que come córnea.
Legenda: Atualmente, Nicole aguarda na fila para um terceiro transplante de córnea
Foto: reprodução/Instagram e TikTok

Uma cirurgiã dentista mineira perdeu a visão do olho esquerdo após contrair um parasita que "come córnea", em 2021, devido ao uso indevido de lentes de contato. Nicole Géo partilha a jornada contra o protozoário Acanthamoeba spp nas redes sociais desde o início e viralizou ao publicar um novo alerta sobre os perigos da doença e a relação com a utilização inadequada do equipamento.

A retrospectiva, publicada em fevereiro, reúne os últimos três anos de tratamento da profissional e acumula mais de 3,3 milhões de visualizações no TikTok.

Veja também

A cirurgiã relatou que suspeitou que algo estava errado quando começou a sentir uma dor muito forte no olho esquerdo e procurou ajuda de um especialista, mas que não havia nada visível. No período de 15 dias, o olho ficou vermelho e ela passou a não enxergar mais com ele.

"Não sei ao certo como peguei, mas foi pelo uso indevido da lente de contato. Aquela falta de cuidado, de dormir com a lente, lavar de um modo errado. Estou pagando um preço caro. Vocês não fazem ideia da dor. Tomo morfina de 3 em 3 horas e não passa. Minha vida parou", relatou em um vídeo, originalmente publicado em 2021.

Ela recebeu diversos diagnósticos até, enfim, chegar ao de acanthamoeba — organismo comumente encontrado no solo e na água, incluindo a água de torneira, rios, piscinas e banheiras. Nesse período, sofreu com a dor intensa, ficou cerca de três meses em um quarto escuro e foi submetida a diversos procedimentos. 

"Recebi diversos tratamentos, incluindo remédios para dor e colírios, mas cada dia apresentava novos diagnósticos e problemas, agravando ainda mais a situação. Deparei-me com a pior versão de mim mesma, sem perspectiva de cura", relembrou em outra gravação.

Então, ela realizou o primeiro transplante de córnea, que trouxe um alívio temporário, já que devido a consequências da doença, teve que passar por mais de 20 cirurgias e um novo transplante. Atualmente, Nicole aguarda na fila por um terceiro.

Por uma besteira de dormir de lente ou tomar banho de lente, usar soro fisiológico, nadar de lente, não limpar de forma correta, pode dar um B.O. muito grande. Ainda não voltei a enxergar. Não enxergo nada do olho esquerdo, só o meu direito funciona. Por um uso indevido da lente, corri o risco de perder totalmente o olho, tirar o globo todo e usar prótese. Graças a Deus, não precisou."
Nicole Géo
Cirurgiã dentista

Uso de lentes reutilizáveis eleva risco para doença

Um estudo da University College de Londres (UCL), no Reino Unido, publicado na revista científica Ophthalmology, indica que o uso de lentes de contato reutilizáveis eleva em 3,8 vezes o risco para ceratite por Acanthamoeba, quando comparado com o uso de lentes descartáveis diárias.

“Dado que cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo usam lentes de contato, é importante que as pessoas saibam como minimizar seus riscos de desenvolver ceratite”, diz o autor e professor do instituto de oftalmologia da universidade britânica, John Dart, em comunicado. 

Na pesquisa, os cientistas ainda observaram que outros fatores também aumentam o risco para a doença, como uso de lentes à noite (3,9 vezes) e durante o banho (3,3 vezes). 

Assuntos Relacionados