Entenda o que é a DPOC, que causou a morte do ator Pedro Paulo Rangel

Doença degenerativa afeta o sistema respiratório e não possui cura

Escrito por Redação ,
Médico segura o raio-x de um pulmão humano
Legenda: Doença impacta na oxigenação do sangue que chega ao pulmão
Foto: Shutterstock

Ícone da teledramaturgia brasileira, o ator Pedro Paulo Rangel faleceu, na madrugada desta quarta-feira (21), após desenvolver quadro de enfisema pulmonar, conhecida popularmente como DPOC, doença que atinge os pulmões e não tem cura.

O QUE É A DPOC?

Afetando diretamente o sistema respiratório, o enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que, normalmente, se desenvolve após muitos anos de agressões aos tecidos dos pulmões, segundo informe da Secretaria da Saúde de Goiás.

Junto à bronquite, a enfermidade faz parte de um grupo conhecido como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), constituído por doenças respiratórias, relacionadas ao tabagismo, que obstruem cronicamente as vias aéreas, conforme informações do Ministério da Saúde.

No caso do enfisema pulmonar, o bloqueio causa danos irreversíveis nos alvéolos, estrutura pulmonar responsável pelo processo de troca de gases que permite que o sangue que chega aos pulmões receba oxigênio.

Veja também

O QUE CAUSA A ENFISEMA PULMONAR?

O enfisema pulmonar é causado pelo uso contínuo de cigarro ao longo dos anos. Além do hábito prejudicial, a inalação de toxinas no ar, como a poluição atmosférica, durante um amplo período de tempo também pode desencadear a doença. 

QUAIS OS SINTOMAS DA DPOC?

O principal sintoma do enfisema pulmonar é a falta de fôlego, mas também é comum que pessoas com o quadro tenham a sensação de não estar inalando ar suficiente.

Inicialmente, a falta de ar pode ocorrer durante alguma atividade de alto impacto, como exercícios físicos. Entretanto, com o passar do tempo, o sintoma pode tornar-se presente durante o dia inteiro.

Além da carência de fôlego, o indivíduo ainda pode apresentar tosse, respiração difícil, e produção crônica de muco

ENFISEMA PULMONAR TEM CURA?

O enfisema pulmonar não tem cura, mas pacientes com a enfermidade podem apresentar melhora nos sintomas através de um dos diversos tratamentos para a doença.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, algumas opções de procedimento terapêutico são: 

  • Remédios broncodilatadores,
  • Anti-inflamatórios corticosteroides
  • Terapia com oxigênio (suplemento de oxigênio complementar)
  • Cirurgia de redução dos pulmões
  • Transplante de pulmão (viável apenas para um pequeno grupo de pacientes, devido aos riscos)
  • Programa de exercícios físicos

Apesar da vasta possibilidade de tratamentos, é importante que os pacientes deem o passo mais importante: parar de fumar.

Ao suspender o hábito quando as obstruções ainda são leves ou moderadas, é possível retardar o desenvolvimento da falta de ar. Porém, é relevante ressaltar que a interrupção do vício é benéfica em qualquer estágio da enfermidade.

Outro ponto que pode ajudar no alívio dos sintomas é evitar a exposição a outros poluentes no ar, durante o dia a dia.

Assuntos Relacionados