Ceará tem chuva em pelo menos 81 cidades e maior precipitação é registrada em Aquiraz, de 61 mm

Cidades do litoral de Fortaleza tiveram acumulados intensos

chuva em Fortaleza
Legenda: Fortaleza amanhece com chuva e tempo nublado nesta sexta-feira (14)
Foto: Reprodução/VC Repórter

Pelo menos 81 municípios do Ceará registraram chuva entre as 7h de quinta-feira (13) e 7h desta sexta-feira (14). Aquiraz, no litoral de Fortaleza, registrou a maior chuva do período - 61 mm. Os dados são do balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), de 8h30. 

A Capital teve acumulado de 32  mm, no posto Água Fria. Também no litoral, Maranguape registrou 45 mm, Pindoretama teve 42 mm. 

Fortaleza tem registrado chuva intensa desde o início da semana, com forte ventania e registros de queda de energia. Na manhã desta sexta-feira (14), uma árvore caiu na Avenida Jovita Feitosa, atrapalhando o trânsito.

Condutores de carros e ônibus têm dificuldades para passar pela avenida, na esquina com a Rua Maria Félix. Até as 8h, a árvore ainda estava no local, atravessando a via. 

árvore caiu e atrapalha tráfego na Avenida Jovita Feitosa
Legenda: Tráfego congestionado após árvore cair na Avenida Jovita Feitosa, em Fortaleza
Foto: Halisson Ferreira

No Maciço de Baturité, a cidade de Mulungu teve chuva de 58 mm e Itapiúna, de 57 mm. Já no Sertão Central e Inhamuns, Quixeramobim teve precipitação de 52 mm. Canindé registrou acumulado de 50 mm.

Beberibe

O deslizamento na área de um mirante na Praia do Morro Branco, localizada no município de Beberibe (CE), se agravou com as chuvas nos últimos dias. 

Segundo a prefeitura, com as fortes chuvas que continuaram ao longo desta semana, a erosão cresceu. A região, incluindo o Centro de Artesanato e um restaurante, está isolada pela Defesa Civil para manter a segurança das pessoas. 

Conforme o município, três casas foram interditadas, sendo uma de veraneio, onde não há moradores. Nas outras duas, as famílias estariam recebendo aluguel social.

A prefeitura informa que as obras estão sendo realizadas desde 26 de março último por uma empresa terceirizada, sob a responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas do Governo do Ceará ( SOP). 

"A erosão, localizada em uma região de falésias, aumenta de forma gradativa a cada chuva que cai na região, mesmo com a obra em andamento e com todas as medidas de contenção realizadas", 

Previsão 

A Funceme prevê tempo chuvoso para essa sexta-feira (14). O dia deve ter céu nublado ou parcialmente, com eventos de precipitações em todo o Estado. 

Conforme a meteorologista Meiry Sakamoto, até essa sexta, há indicativos de chuvas intensas, sobretudo no Centro-Norte do Ceará. 

Já para esse sábado (15), a expectativa é de nebulosidade variável, com chuva isolada em todas as regiões. “Isso indica tendência de ligeira redução nas áreas que devem receber precipitações no Estado”, apontou. 

Maiores chuvas registradas em 24 horas:

  • Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 61.0 mm
  • Mulungu (Posto: Mulungu) : 58.0 mm
  • Marco (Posto: Panacui) : 57.4 mm
  • Itapiúna (Posto: Fazenda Boa Vista) : 57.0 mm
  • Itapiúna (Posto: Itapiuna) : 54.0 mm
  • Quixeramobim (Posto: Assentamento Novo Canaa) : 52.0 mm
  • Canindé (Posto: Baixa Fria) : 50.0 mm
  • Baturité (Posto: Baturite) : 49.0 mm
  • Moraújo (Posto: Moraujo) : 48.0 mm
  • Maranguape (Posto: Olho Dagua) : 45.0 mm
Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará