Legislativo Judiciário Executivo

Senado aprova MP de reajuste salarial em 9% para servidores federais

O texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Escrito por Redação ,
senado
Legenda: Também entram no reajuste os cargos em comissão, funções de confiança e funções comissionadas
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (23), a medida provisória (MP) que concede reajuste de salário de 9% a servidores federais, aposentados e pensionistas. Após aprovação na Câmara e no Senado, o texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Também entram no reajuste os cargos em comissão, funções de confiança e funções comissionadas. A medida já havia sido autorizada pelo governo em abril, mas se torna efetiva apenas com aprovação da MP. As informações são do portal g1.

Veja também

Foi retirado do texto da MP a possibilidade de aumento da margem livre do crédito consignado dos servidores públicos para 45%, proposta pela relatora da comissão mista de análise da MP, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Esse percentual já está em vigor, mas o servidor, no entanto, é obrigado a reservar 10% para despesas com cartão de crédito consignado e cartão de benefícios consignado, o que diminui a margem facultativa para o empréstimo.

Conforme decisão de lideranças partidárias da Câmara, esse aumento da margem deve ser discutido em outra proposta. Os senadores mantiveram a decisão dos deputados.

Assuntos Relacionados