Legislativo Judiciário Executivo

Projeto que restabelece regra pró-governo no Carf é aprovado em comissão do Senado

Proposta segue para votação no Plenário

Escrito por Redação ,
votação em comissão do Senado Federal
Legenda: Comissão do Senado aprovou projeto que retoma voto de desempate no Carf
Foto: Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta quarta-feira (23), o projeto que restabelece o voto de desempate a favor do governo nas votações do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A proposta segue para votação no Plenário da casa e, se aprovada, vai para sanção presidencial. O chamado voto de qualidade, que havia sido extinto em 2020, assegura ao governo a palavra final sobre os recursos.

O Carf é responsável por julgar disputas envolvendo questões tributárias na administração federal. Em casos de empate, o presidente do colegiado - representante da Fazenda Nacional - deverá desempatar, conforme o mecanismo.

O Projeto de Lei que retoma o recurso favorável ao governo foi aprovado na Câmara dos Deputados em julho. 

 O governo já havia tentado restabelecer o voto de qualidade por meio da Medida Provisória 1.160/2023, que perdeu a validade sem chegar a ser votada pelo Congresso Nacional.

Voto de qualidade

O texto retoma parte do conteúdo da MP 1160/23, que perdeu a vigência e não foi votada. O voto de desempate foi invertido a favor do contribuinte desde abril de 2020 pela Lei 13.988/20.

Desde então, os empates nas decisões beneficiavam os contribuintes. Com a mudança, a estimativa é que a arrecadação da União aumente em até R$ 59 bilhões

Veja também

Caso o voto de desempate ocorra, serão excluídas as multas de ofício; e o Fisco não poderá representar o contribuinte ao Ministério Público por crime tributário.

Essa exclusão valerá para os casos já julgados pelo Carf e ainda pendentes de análise de mérito pelo Tribunal Regional Federal competente na data da publicação da futura lei.

No Senado, o relator, Otto Alencar, apresentou duas emendas ao texto. Um trecho ressalta que a adoção do voto de qualidade deverá obedecer ao disposto na lei originada pelo projeto. Outro especifica que só não serão impostas as multas relacionadas ao valor do débito principal

 

Assuntos Relacionados