Legislativo Judiciário Executivo

Ministério da Saúde exonera diretor de gestão hospitalar após denúncia sobre unidades do RJ

Decisão ocorre um dia após a veiculação da reportagem do Fantástico que apontou a precarização dos hospitais federais fluminenses

Escrito por Marcos Moreira , marcos.moreira@svm.com.br
Ministério da Saúde decidiu exonerar Alexandre Telles após denúncia sobre unidades federais do RJ
Legenda: Ministério da Saúde decidiu exonerar Alexandre Telles após denúncia sobre unidades federais do RJ
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (18), que Alexandre Telles foi exonerado do cargo de diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH). A decisão ocorre um dia após a veiculação da reportagem do Fantástico, da TV Globo, que denunciou a precarização dos hospitais federais do Rio de Janeiro.

O programa jornalístico visitou as seis unidades fluminenses que são referências no atendimento de alta complexidade. A matéria mostrou casos de precariedade, como leitos equipados em salas trancadas, produtos médicos vencidos e prédios sem manutenção básica de segurança.

“A mudança ocorre diante da necessidade de transformação na gestão do DGH. Na última sexta-feira, foi criado um comitê gestor a fim de orientar e praticar atos de gestão relativos aos hospitais federais”, comunicou o Ministério da Saúde, em nota. 

Veja também

Alexandre Telles estava no cargo desde 2023. O departamento passará a ser comandado por Maria Aparecida Braga, atual superintendente do MS no Rio de Janeiro. A gestora acumulará as duas funções. 

Nesta segunda-feira (18), a pasta determinou o início dos trabalhos do comitê gestor em hospitais federais no Rio de Janeiro. O órgão atuará junto às gestões por pelo menos 30 dias, com o objetivo de recuperar e reestruturar as unidades depois de “anos de precarização”.

“O Ministério da Saúde reforça seu compromisso em estabelecer as ações necessárias e empenhar todos os esforços para a reconstrução e fortalecimento dos Hospitais Federais, para que toda a população do Rio de Janeiro tenha acesso à saúde pública de qualidade”, defendeu.

 
Assuntos Relacionados