Legislativo Judiciário Executivo

Milei encontra Elon Musk e oferece apoio no ‘conflito judicial’ contra o STF no Brasil

Bilionário tem protagonizado um embate contra as decisões do ministro Alexandre de Moraes

Escrito por Marcos Moreira ,
Elon Musk e Javier Milei em reunião nesta sexta (12), nos Estados Unidos
Legenda: Elon Musk e Javier Milei em reunião nesta sexta (12), nos Estados Unidos
Foto: Reprodução/X

O presidente da Argentina, Javier Milei, e o bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), se reuniram nesta sexta-feira (12), durante uma visita do político à planta industrial da empresa no Texas, nos Estados Unidos. No encontro, o governante argentino ofereceu ajuda no "conflito" que o empresário tem protagonizado contra as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O presidente argentino ofereceu-lhe colaboração no conflito que a rede social X mantém no Brasil no âmbito do conflito judicial e político naquele país”, esclareceu Manuel Adorni, porta-voz da Presidência da Argentina, em uma publicação no X.

Veja também

No entanto, os representantes do governo argentino não detalharam como se dará essa cooperação. Adorni ressaltou que, na reunião, eles “defenderam as ideias de liberdade”, além da defesa do livre mercado e do aumento da taxa de natalidade mundial.

“Liberdade!”, ressaltou Musk no X, ao compartilhar uma foto do encontro. “Para um futuro emocionante e inspirador”, acrescentou. No mesmo sentido, Milei escreveu “viva a liberdade”, ao tratar da reunião nas redes sociais.

ATAQUES CONTRA MORAES

Nos últimos dias, Elon Musk fez ataques à atuação do ministro Alexandre de Moraes e reiterou a possibilidade da plataforma deixar de cumprir decisões do STF. O bilionário chegou a dizer que o magistrado deve "renunciar ou sofrer um impeachment" e o chamou de "ditador brutal". Ele também questionou "por que você exige tanta censura no Brasil?", em uma postagem de Moraes.

Por sua vez, o ministro do STF determinou que o dono da rede social X fosse incluído como investigado no inquérito das milícias digitais, na última segunda-feira (8). Moraes também instaurou inquérito para apurar as condutas de Musk quanto aos crimes de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

 
Assuntos Relacionados