Justiça italiana agenda nova audiência de Zambelli em processo de extradição
Parlamentar foi presa há duas semanas, cerca de 55 dias após ter fugido do Brasil
Uma nova audiência para ouvir a deputada federal Carla Zambelli foi marcada pela Justiça da Itália para a próxima quarta-feira (13). A parlamentar foi presa há duas semanas, após 55 dias foragida, por estar com mandado de prisão aberto no Brasil desde o mês de junho.
Zambelli foi condenada a dez anos no caso da invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas fugiu do País logo depois da condenação, e agora tenta extradição na Itália.
Até o momento, ela segue presa no complexo penitenciário de Rebibbia, em Roma, onde aguarda o andamento do processo de extradição. O caso está sob análise na Corte de Apelação de Roma, local em que será realizada a audiência de quarta.
Veja também
Após a apelação, a decisão pode ser contestada na Corte de Cassação, com a palavra final sendo a do Ministério da Justiça da Itália. A extradição, inclusive, pode ser negada por motivos políticos, já que o governo italiano, comandado por Giorgia Meloni, possui afinidade ideológica com setores da base de apoio de Zambelli.
Outros passos que também podem ser considerados pela defesa incluem recorrer à Justiça administrativa, em instâncias como o Tribunal Administrativo Regional e o Conselho de Estado.
Em solo brasileiro, Zambelli ainda deve ser julgada pelo Superior Tribunal Federal (STF) por porte ilegal de armas e constrangimento ilegal no caso em que perseguiu o jornalista Luan Araújo no segundo turno das eleições de 2022, em São Paulo.