Legislativo Judiciário Executivo

Ex-deputado federal Daniel Silveira é preso em Petrópolis, no Rio de Janeiro

Polícia Federal encontrou muito dinheiro em casa de ex-parlamentar, segundo informou a GloboNews

Escrito por Redação ,
Daniel Silveira descumpriu medidas cautelares
Legenda: Daniel Silveira descumpriu medidas cautelares
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi preso, na manhã desta quinta-feira (2), na cidade de Petrópolis (RJ). A informação foi divulgada pela GloboNews. O canal de TV apurou que a prisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em razão do descumprimento de medidas cautelares também definidas pelo tribunal.

Ele era obrigado a usar tornozeleira eletrônica e estava proibida de usar redes sociais.

Veja também

Ainda segundo o canal de notícias, fontes da Polícia Federal afirmam que havia "muito dinheiro na casa" do ex-parlamentar no momento da detenção.

Ex-deputado não se elegeu

Daniel Silveira foi candidato ao Senado Federal pelo Rio de Janeiro, em outubro, e recebeu 1,5 milhão de votos, mas não se elegeu.

Sem conseguir vencer as eleições, ficou sem mandato e perdeu o foro privilegiado nesta quarta (1º) — quando os novos parlamentares tomaram posse em Brasília.

Quem é Daniel Silveira?

Ex-policial militar, Daniel Silveira foi eleito em 2018 para o primeiro mandato como deputado federal. Ele foi eleito com 31 mil votos como deputado federal pelo PSL, mesmo partido ao qual Bolsonaro estava filiado.

O ex-parlamentar ganhou notoriedade no período eleitoral quando participou de uma manifestação no Rio e quebrou uma placa que homenageava a vereadora Marielle Franco, assassinada em março daquele ano.

Em 2020, em meio ao aumento das tensões entre o presidente Jair Bolsonaro e o Poder Judiciário, o deputado passou a ser investigado nos inquéritos que apuravam a realização de ataques ao tribunal e a disseminação de informações falsas.

O aliado do presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses em regime fechado por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a instituições.

Assuntos Relacionados