Elmano anuncia 14 encontros regionais para ouvir propostas da população para seu governo; veja datas
O governador participou de uma plenária realizada no Ceará para colher sugestões para o Plano Plurianual (PPA) do Governo Lula
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), vai adotar o sistema de plenárias regionais para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Ceará. Com a estratégia, o petista, além de espelhar o modelo do Governo Federal, espera traçar as prioridades do Governo do Estado de forma mais alinhada com a população.
O governador anunciou, nesta sexta-feira (26), que serão feitas 14 plenárias regionais no Estado. Tanto ele quanto o secretariado estarão presentes, disse o petista durante uma plenária regional promovida para a elaboração do PPA do Governo Lula.
Veja também
“Nós também vamos fazer plenárias regionais no Ceará nas nossas 14 regiões. Eu vou estar nas plenárias, o secretariado também estará e vamos abrir a possibilidade de o cidadão poder, de maneira virtual, tanto sugerir ações do nosso governo para sua região quanto votar nas propostas de lá que vão estar sugeridas”, disse o chefe do Executivo do Ceará.
Para o PPA cearense, o mandatário disse ainda que irá promover encontros com setores organizados da sociedade de cada região para que possam apontar prioridades.
Além disso, a população poderá participar de maneira virtual. Dois dias após cada encontro regional, será possível acessar o endereço 'cearaparticipativo.ce.gov.br' e apontar seis temas prioritários, escolher uma diretriz mais urgente dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.
PPA do Governo Lula
Já na plenária federal realizada no Ceará, os ministros Camilo Santana, da Educação; Simone Tebet, do Planejamento; Márcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência da República; e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, desembarcaram no Estado para colher sugestões para o Plano nacional
Tanto à nível federal quanto à nível estadual, a ideia é que essas propostas da população sejam tomadas como base para a formação dos orçamentos públicos e na hora de estabelecer diretrizes de políticas públicas prioritárias.
“É a possibilidade do cidadão e da cidadã cearense poder discutir quais devem ser as prioridades do Governo Federal nos próximos quatro anos, com a possibilidade de poder participar de maneira virtual, sugerindo propostas e votando em propostas para que o Governo possa preparar o seu Plano de Desenvolvimento dos próximos quatro anos”
Datas dos encontros regionais
- 21/6/23 — Baturité (Maciço de Baturité)
- 22/6/23 — Morada Nova (Vale do Jaguaribe)
- 27/6/23 — Granja (Litoral Norte)
- 28/6/23 — São Benedito (Serra da Ibiapaba)
- 29/6/23 — Sobral (Sertão de Sobral)
- 30/6/23 — Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu)
- 4/7/23 — Pedra Branca (Sertão Central)
- 5/7/23 — Tauá (Sertões dos Inhamuns)
- 6/7/23 — Tamboril (Sertão de Crateús)
- 11/7/23 — Icó (Centro-Sul)
- 12/7/23 — Crato (Cariri)
- 18/7/23 — Beberibe (Litoral Leste)
- 19/7/23 — Canindé (Sertão de Canindé)
- 20/7/23 — Fortaleza (Grande Fortaleza)