Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Eleito deputado, presidente da Câmara de Fortaleza defende consenso para escolher sucessor

Nos bastidores, no entanto, vereadores avaliam que poderá haver mais de uma candidatura ao cargo na Casa

Escrito por Felipe Azevedo , felipe.azevedo@svm.com.br
Antônio Henrique em Coletiva
Legenda: Presidente Antônio Henrique foi eleito presidente em consenso na Câmara em 2017 e em 2020
Foto: Felipe Azevedo

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), deverá atuar internamente para que haja um consenso entre os vereadores na escolha do próximo a comandar a Mesa Diretora. Nos bastidores, porém, a expectativa é de que haja mais de uma candidatura ao cargo. A declaração foi dada em entrevista coletiva nesta terça-feira (4), primeira dia de sessão na Casa após as eleições. 

Eleito deputado estadual, Antônio Henrique cumpre o segundo mandato consecutivo na Presidência da Casa até o fim do ano. Ele foi escolhido por unanimidade pelos colegas nas duas vezes em que foi indicado como presidente, em 2018 e em 2021. 

Veja também

“Eu espero que ela (a escolha) seja consensual assim como foi nas duas últimas eleições quando eu fui conduzido à Presidência. Nós vamos conseguir construir um consenso”, disse o presidente.

Via de regra, o Presidente da Câmara é escolhido através de votação e vence pela maioria dos votos dos vereadores. Quando há apenas uma candidatura, ainda há votação por protocolo. 

Há, no entanto, uma perspectiva ainda informal de que outro nome possa disputar a vaga. Nos bastidores e em modo reservado, vereadores afirmam que Léo Couto (PSB) também é cotado. 

Vereador Léo Couto
Legenda: Vereador Léo Couto (PSB) é um dos cotados para concorrer ao cargo de Presidente da Câmara
Foto: Érika Fonseca

O vereador é ex-vice-líder do Governo José Sarto (PDT) na Casa e foi destituído da função após declarar apoio à eleição de Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Estado. Seu partido apoiou Roberto Cláudio (PDT), que terminou em terceiro lugar. 

Questionado se pretende disputar a Presidência, o parlamentar afirmou que ainda não há decisão nesse sentido. 

Vereadores avaliam que o prefeito José Sarto (PDT) deverá indicar um nome para disputar a presidência. O Líder do prefeito na Casa, vereador Gardel Rolim (PDT), defende que o indicado seja do PDT. 

“Temos a maior bancada, com 10 parlamentares. É natural que haja essa escolha dentro do partido”, disseo líder do Executivo.

A eleição para a Mesa Diretora ocorre sempre na primeira sessão do mês de dezembro, e está marcada para o dia 1º. O presidente, vice-presidente e demais membros assumem no dia 1º de fevereiro do ano seguinte. 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados