Apuração Presidente por Estado 1º Turno Dúvidas Frequentes

Quem ganhou a eleição para senador no Amapá em 2022?

Eleitores escolheram um senador neste ano

Escrito por Redação ,
Davi Alcolumbre em plenário do Senado
Legenda: Político ocupou a presidência da Casa legislativa entre 2019 e 2021
Foto: Agência Senado

Os eleitores do Amapá reelegeram, neste domingo (2), Davi Alcolumbre (União Brasil) como senador pelos próximos oito anos. Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Lucas Barreto (PSD) e Randolfe Rodrigues (Rede).  

Veja também

Davi foi eleito com 47,88% dos votos. Já a segunda colocada, Rayssa Furlan (MDB), ficou com 42,52% do total de votos válidos apurados. 

Quem é Davi Alcolumbre? 

David Samuel Alcolumbre Tobelem, de 45 anos, é natural de Macapá, Amapá, e é senador pelo Estado, chegando a presidir a Casa legislativa entre 2019 e 2021. Atualmente filiado ao União Brasil, ele comanda a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Comerciante, o político tornou-se membro da Associação Comercial e Industrial de Macapá em 1996.   

Alcolumbre iniciou a vida política em 2000, quando foi eleito vereador de Macapá pelo PDT. Após dois anos, deixou o cargo e se candidatou à Câmara dos Deputados e venceu a disputa. Na função, ocupou a posição de coordenador da bancada do Amapá na Casa legislativa. Em 2006, foi reeleito como deputado federal.   

Três anos depois, se licenciou da vida de parlamentar e assumiu a administração da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Macapá. Em 2010, retornou à Câmara do Deputados, para onde foi reeleito e permaneceu até 2014, quando foi escolhido como senador pelo Amapá. 

Candidatos

No Amapá, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:    

  • Capi (PSB)
  • Davi (União Brasil) 
  • Gilberto Laurindo (Patriota) 
  • Guaracy (PTB) 
  • Marinaldo de Sousa Silva (PCO)  
  • Rayssa Furlan (MDB) 
  • Sueli Pini (PRTB) 
  • Valdenor Guedes (Avante)    

Eleitores escolheram um senador em 2022  

Nesta eleição, os cidadãos elegeram somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.   

Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos).  Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.  

Em todo o Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Amapá, segundo os números do TSE, são 550.687 eleitores. 

Assuntos Relacionados