Apuração Presidente por Estado 1º Turno Dúvidas Frequentes

Quem ganhou a eleição para governador no Amazonas em 2022?

Eleição vai ser definida em 2º turno entre os candidatos Wilson Lima (União Brasil) e Eduardo Braga (MDB)

Escrito por Redação ,
Pedro França/Agência Senado
Legenda: Wilson Lima (União Brasil) e Eduardo Braga (MDB)
Foto: Divulgação/ Pedro França - Agência Senado

Os candidatos Wilson Lima (União Brasil) e Eduardo Braga (MDB) se enfrentarão no 2º turno para governador do Amazonas, no dia 30 de outubro deste ano. Os dois foram mais votados no 1º turno, registrando respectivamente 42,62% e 20,84%, conforme apurado nas urnas neste domingo (2).  

Amazonino Mendes (Cidadania) Eduardo Braga (MDB) ficou em terceiro lugar, com 18,71%. 

Veja também

Já os candidatos Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Carol Braz (PDT) concentraram respectivamente, 11,49% e 4,60%

Quem são os candidatos do 2º turno? 

Wilson Lima 

Wilson Lima, 46 anos, é natural de Santarém, Pará. É graduado em jornalismo. Em 2006, passou a morar em Manaus, trabalhando na área de comunicação.  

Em 2018, foi eleito Governador do Amazonas, durante a primeira tentativa para ocupar o cargo. Na época, o político recebeu apoio de Jair Bolsonaro.  

A chapa de Wilson recebeu apoio do Partido Liberal (PL), Patriota, PMN, PTB, Republicanos, Avante, Partido Social Cristão (PSC), PRTB e Progressistas. 

Eduardo Braga

Eduardo Braga, 62 anos, nasceu em Belém, Pará. Foi prefeito de Manaus, governador do Amazonas e ministro de Minas e Energia. É formado em engenharia elétrica pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas).

Iniciou a vida política como vereador e seguiu para deputado estadual pelo estado amazonense. Foi líder de governo na Assembleia Legislativa do Amazonas.

 

 

 

Assuntos Relacionados