Baú da política: conheça a história do prefeito que governou Fortaleza por mais tempo
Desde a redemocratização, Juraci Magalhães foi o prefeito mais longevo da Capital. Ele chefiou a Cidade por três mandatos
Referenciado por seus sucessores, por historiadores, por aliados e até por antigos adversários como o responsável por “mudar a cara” de Fortaleza, o ex-prefeito Juraci Magalhães tem outra marca histórica no currículo: é o prefeito que comandou por mais tempo a Capital em mais de um século.
O político chefiou a Cidade por três mandatos, o único a atingir esse feito. Juraci administrou Fortaleza entre 1990 e 1992, em seu primeiro mandato, assumindo o espaço deixado por Ciro Gomes, que saiu do comando da Cidade para disputar o Governo do Ceará.
Veja também
Em 1997, chegou novamente à Prefeitura, sendo reeleito no pleito seguinte e deixando o Executivo somente em 2004. Antes dele, apenas o coronel Guilherme César Rocha ficou 20 anos no comando da cidade nos anos de 1892 a 1912 na 1ª República.
A marca deixada por Juraci, no entanto, ainda está na memória de muitos fortalezenses e é usada de espelho para políticos cearenses. Nos últimos meses, inclusive, o prefeito José Sarto (PDT) tem tentado resgatar a imagem de “tocador de obras” de Juraci, que foi responsável por obras como os terminais de ônibus, a construção de avenidas importantes da Cidade, além da ampliação do Instituto Doutor José Frota (IJF) e do Aterro da Praia de Iracema.
“Estou pegando o que ele dizia: ‘basta abrir a janela e ver uma obra da Prefeitura”, tem repetido o prefeito Sarto. Outro aceno de Sarto ao legado de Juraci está na Câmara Municipal. O líder do Governo na Câmara de Fortaleza é o mesmo do ex-prefeito: o vereador Carlos Mesquita (PDT).
A nova cara de Fortaleza
Está no legado de Juraci obras que atualmente fazem parte do cotidiano do fortalezense, como a Avenida Raul Barbosa e a Via Expressa, na área de mobilidade; além dos terminais de ônibus da Capital.
Na saúde, ele acionou o sistema de Frotinhas e Gonzaguinhas, que descentralizaram o atendimento de média complexidade, até então concentrados no Instituto Dr. José Frota e no Hospital Geral de Fortaleza.
O então prefeito também fez reformas que “mudaram a cara” de locais como a Praça do Ferreira e o Mercado Central, deixando os espaços com características arquitetônicas que permanecem até hoje.
O político ficou marcado pela descentralização da gestão, adotando a divisão da Capital em regionais. Esse sistema administrativo permanece sendo usado até os dias atuais, inclusive, sob comando de Sarto, houve uma ampliação da quantidade das regionais, chegando a 12.
A ideia de Juraci era de que em cada bairro houvesse equipamentos essenciais para os cidadãos, incluindo escola, posto de saúde, creche e terminal de ônibus. O plano ambicioso fez com que, em agosto de 1991, ao inaugurar a via que hoje é conhecida como Raul Barbosa, o prefeito celebrasse a marca de mil obras realizadas na Capital.
"Nos orgulha saber que a população está satisfeita porque sabe que confia que os recursos que arrecadamos na forma de impostos retornam através de benefícios sociais", salientou à época.
Veja algumas obras da “Era Juraci”:
- Reforma da Praça do Ferreira - Entregue em dezembro de 1991, a Praça do Ferreira passou por grande intervenção durante a gestão Juraci, ganhando os contornos do que atualmente é. À época, o projeto arquitetônico foi de Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, que tentaram resgatar a praça dos tempos da inauguração, em 1933, onde existia a Coluna da Hora, cartão-postal da cidade. Aos pés da Coluna, foi instalada a fonte e mantida a cacimba, cavada em 1824.
- Novo Mercado Central - Entregue em janeiro de 1998, outra intervenção de Juraci foi a reforma do Mercado Central.
- Construção e prolongamento de vias - Uma das marcas de Juraci foi o conjunto de obras para facilitar o transporte entre partes da cidade. Em Fortaleza, ele foi responsável, por exemplo, por prolongar a Avenida Desembargador Moreira, trecho que virou a Avenida Raul Barbosa. O prefeito também esteve à frente obra da Via Expressa. Ele ainda realizou o prolongamento/alargamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior, Alberto Sá, Antônio Sales, Pontes Vieira e Monsenhor Salazar.
- Reforma do IJF - Em 1993, na gestão Juraci, foi inaugurado o “novo Instituto Dr. José Frota”, com ampliação de mais de 400 leitos. Neste ano, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza inauguraram mais uma torre do hospital, um prédio anexo à unidade de saúde principal que recebeu o nome de Doutor Juraci Magalhães.
- Construção do Aterro da Praia de Iracema - Obra polêmica do ex-prefeito, Juraci realizou a ampliação da faixa de areia da Praia de Iracema, criando o que hoje é o Aterro. A mudança também marcou a consolidação de Fortaleza como destino turístico no Brasil. A área passou por nova ampliação em 2019, na administração do ex-prefeito Roberto Cláudio.
- Terminais de ônibus - Um dos símbolos de Juraci foi a criação dos primeiros terminais de ônibus da Capital, espalhados por diversos bairros para interligar pontos da cidade. Atualmente, os terminais são os principais equipamentos do transporte coletivo de Fortaleza.
- Hospitais distritais - Ainda no modelo de descentralizar a administração, o ex-prefeito criou unidades de saúde distritais, que foram chamados de “Frotinhas” e “Gonzaguinhas”.
“Era Juraci”
Ao todo, Juraci comandou a Prefeitura por 10 anos e 9 meses. No primeiro mandato, ele foi eleito vice-prefeito, passou um ano e três meses no cargo, quando assumiu o Município em 1990, após Ciro renunciar ao mandato para a disputa do Governo do Estado. Poucos meses depois, os dois políticos romperam, porque Juraci não acompanhou Ciro na decisão de deixar o PMDB para fundar o PSDB.
A partir dali, o prefeito começa a realizar centenas de obras. No auge da popularidade, ele ainda conseguiu eleger, em 1992 , no 1º turno, o seu secretário de Finanças, Antônio Cambraia.
Só em 1994 ele retornou para disputar o Governo do Estado, tendo como adversário seu ex-aliado, Tasso Jereissati. O tucano, porém, acabou vencendo. Dois anos depois, Juraci foi eleito prefeito da Capital com 63,25% já no primeiro turno, um recorde de votação.
Onze anos de luta
Capítulo à parte da história de Juraci envolve uma homenagem a seu legado. Um de seus mais fiéis aliados e amigos, o vereador Carlos Mesquita, luta há mais de uma década para instalar e inaugurar uma estátua em homenagem ao prefeito mais longevo da Capital no século.
Em outubro de 2012, ainda sob gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), Mesquita anunciou que o Município iria fazer a inauguração. Desde então, onze anos se passaram e três gestores já comandaram a Prefeitura da Capital, mas ainda não há perspectiva de que o anúncio, feito há quase uma década, seja atendido.
Inicialmente, a ideia era erguer o monumento no Aterro da Praia de Iracema, espaço também criado na gestão de Juraci. Sem sucesso na empreitada, o local de instalação mudou para a Via Expressa.
Além do monumento que ficaria no começo da Via Expressa, próximo à Avenida Abolição, haveria ainda uma segunda estátua, a ser instalada posteriormente na Câmara Municipal. Na Via Expressa, o monumento previsto era de seis metros de altura, contando com a base. Todo feito de fibra, a obra levou em torno de oito meses para ficar pronta. A outra, de menor porte, teria dois metros de altura.
Veja também
As estátuas de Juraci foram feitas pelo escultor Franciner Macário Diniz. Ele é responsável pela estátua de Santa Edwiges, no Jacarecanga; a de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima; além do monumento à Nossa Senhora da Assunção, no Conjunto Nova Assunção.
As duas ficaram prontas já na época e custaram cerca de R$ 100 mil, pagos com recursos da Prefeitura, através de emenda parlamentar aprovada em 2011, como parte do orçamento previsto para aquele ano.
Histórico
Natural de Senador Pompeu, Juraci deixou a cidade para morar no que hoje é a cidade de Jaguaruana. Em 1949, mudou-se para Recife, onde se formou em Medicina (Dermatologia).
Ele foi casado com Zenaide Magalhães com quem teve dois filhos: Magalhães Neto e Nádia Benevides, esposa do ex-deputado Sérgio Benevides, que viria a protagonizar, em 1997, o maior escândalo de corrupção na administração de Juraci: o caso de desvio da merenda escolar, motivo pelo qual Sérgio acabou tendo o mandato de deputado estadual cassado.
Juraci teve como um dos primeiros aliados na política o então senador Mauro Benevides, que o introduziu na política. Já em disputas eleitorais, ele apareceu pela primeira vez em 1988, ao disputar como vice-prefeito na chapa liderada por Ciro Gomes.
Escândalo
Também foi nesse período que denúncias de corrupção começaram a aparecer, como o famoso escândalo da merenda escolar, envolvendo seu genro. Ainda assim, Juraci foi reeleito em 2000 e permaneceu na Prefeitura até 2004, quando entregou o cargo para Luizianne Lins.
No ano seguinte, o ex-prefeito se desfiliou do PMDB depois de 39 anos na sigla. À época, ele justificou a saída argumentando que não conseguia “assimilar um partido dirigido por quem não tem voto”, fazendo referência ao hoje deputado federal Eunício Oliveira, presidente do MDB Ceará. Os dois tiveram divergências e Juraci reclamava das intervenções estaduais do PMDB Fortaleza.
Fim da carreira política
A última vez em que Juraci apareceu nas urnas foi em 2006, quando disputou o cargo de deputado federal, obtendo apenas 31 mil votos, ficando na 2ª suplência. Ainda assim, manteve o bom humor. Na época, questionado por jornalistas sobre o motivo da derrota, enfatizou: “faltou voto, meu filho”.
Conforme noticiou o Diário do Nordeste no dia de sua morte, 21 de janeiro de 2009, marcaram a administração de Juraci tanto a popularidade quanto os altos índices de rejeição apontados no seu terceiro mandato, devido aos escândalos e desgastes políticos.
Em 1993, quando entregou o cargo a Cambraia, teve 87% de aprovação. Já nas eleições de 2004, obteve 55% de desaprovação.
Juraci morreu no dia 21 de janeiro de 2009, em decorrência de disfunções múltiplas de órgãos, segundo o boletim médico divulgado pela direção do Hospital São Mateus, onde estava internado. Ele lutava contra um câncer de pulmão, diagnosticado 11 anos antes.