Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Após ação do PDT, Izolda diz que decisão judicial não afeta convênios em andamento no Ceará

Decisão da Justiça Eleitoral proibiu o Governo de realizar novos repasses a municípios após pedido ajuizado pelo PDT

Escrito por Redação ,
Izolda Cela
Legenda: Governadora afirmou que convênios e obras firmados antes do período eleitoral 'seguem sendo executados normalmente'
Foto: Fabiane de Paula

A governadora Izolda Cela (sem partido) falou a respeito da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) de suspender repasses do Governo do Estado a município até o segundo turno das eleições. Segundo a governadora, a decisão não impacta convênios e obras já em andamento antes da campanha eleitoral, apenas a execução de novos repasses. 

"A decisão do corregedor do TRE-CE não prevê suspensão de obras do Estados nos municípios nem de repasse total de recursos do Estado aos municípios", explica a governadora em publicação nas redes sociais. 

Veja também

A Justiça Eleitoral determina "a não execução de novos convênios durante o período eleitoral, como já estabelece a Lei Federal nº 9.504/1997, o que é cumprido rigorosamente pelo Governo do Ceará", completa a nota. 

Postagem Izolda Cela
Legenda: Governadora se manifestou após decisão do TRE-CE proibir novos repasses do Governo do Ceará a municípios
Foto: Reprodução

Pedido ajuizado pelo PDT

A decisão do TRE-CE foi tomada após processo ajuizado pelo PDT acusando a governadora Izolda Cela e os integrantes da chapa do PT, como o ex-governador Camilo Santana (PT) e o candidato ao Governo, Elmano de Freitas (PT), de abuso de poder econômico e político.  

Na ação, o PDT alega que a gestão estadual tem usando repasses de verbas de convênios como moeda de troca para garantir apoio dos gestores municipais à campanha da chapa do PT.

Em decisão do desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, corregedor do Tribunal, fica estabelecida a proibição de transferências de recursos do Governo para os Municípios - com exceção daqueles já estabelecidos antes do período eleitoral. 

"Convênios preexistentes ao período eleitoral e cujas obras e serviços já estavam em andamento seguem sendo executados normalmente, tudo absolutamente dentro do que determina a lei", ressalta a nota da governadora Izolda Cela. 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados