Queixa contra bancos cresceu 34% no ano passado

Escrito por Agência Estado ,

O aumento da rentabilidade e o expressivo avanço tecnológico do setor bancário brasileiro não foram suficientes para melhorar as relações entre as instituições financeiras e seus clientes. No ano passado, o Banco Central (BC) registrou 26.648 reclamações procedentes apenas entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes. Número 34% superior ao de igual período de 2006. O ritmo de crescimento das queixas continuou no primeiro bimestre deste ano, com aumento de 8% nas reclamações procedentes.

Entre os motivos campeões de reclamação estão falhas no fornecimento de documentos, problemas na liquidação antecipada de crédito, produtos e serviços não solicitados, tarifas e atendimento. O que mostra que a atitude dos funcionários dos bancos com os clientes ainda deixa a desejar. Segundo o BC, esse foi o segundo problema mais reclamado em fevereiro. No ano passado, porém, esteve na liderança do ranking em todos os meses.

?Trata-se de uma relação muito conturbada. Estou para ver um setor mais resistente à defesa do consumidor que o bancário?, afirma o gerente-jurídico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Marcos Diegues. Para ele, os elevados investimentos em modernidade da rede têm o objetivo de afastar o cliente das agências bancárias. ?O problema é que o descontentamento é proporcional ao afastamento do ser humano no atendimento. Isso não contribuiu para a melhoria no relacionamento.? As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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