Monsenhor Tabosa, uma avenida que cabe em um site

Escrito por Redação ,
Por meio de um portal que congregará as lojas do corredor de compras, os produtos ganharão visibilidade no mundo

Corredor quilométrico, cercado de comércios e pertinho da praia, a Avenida Monsenhor Tabosa é passagem obrigatória em Fortaleza para turistas que não abrem mão de compras em suas viagens. O local, que conta com aproximadamente 400 estabelecimentos varejistas, é grande demais para ficar só na Praia de Iracema. Por meio de um portal que congregará as lojas lá presentes, os produtos vendidos na avenida ganharão visibilidade a partir de qualquer lugar do planeta.

O projeto da avenida online, que vem sendo planejado desde janeiro, será apresentado no próximo dia 3 de outubro. Já no aeroporto, quando desembarcar em Fortaleza, o turista vai ter um aplicativo disponível para baixar FOTO: TUNO VIEIRA

A ideia surgiu de madrugada, conta Raul Busgaib, consultor do Sebrae-CE e diretor comercial da WE Brasil Tecnologia e Sistemas (http://www.webrasil.com.br/). "De repente, eu acordo e tenho uma ideia. Aí anoto e no dia seguinte já tento levar adiante", brinca. O arrojado projeto, como classifica Busgaib, é um sistema de redes para os associados à Almont (Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa), que vem com o objetivo de incrementar e modernizar a imagem do varejo do corredor de vendas na internet.

Segundo explica o desenvolvedor, cada loja manterá seu respectivo site, mas o novo sistema, de modo automático, irá convergir tudo que é atualizado para o portal da avenida. "Digamos que uma loja trabalhe com calçados. Quando ela postar na sua página algum novo sapato, com a descrição de cores, tamanhos e preço, de imediato, o conteúdo vai para o portal", ilustra. A sistemática, lembra, partiu do pensamento de que "não adianta você ter um site qualquer. Tinha de haver uma forma de fazer o desenvolvimento de todo mundo, mantendo a individualidade dos lojistas", destaca. O projeto, que vem sendo planejado desde janeiro, não se limita a isso. "Já no aeroporto, quando desembarcar em Fortaleza, o turista vai ter um aplicativo disponível para baixar. A ferramenta vai dizer a ele caminhos para chegar à Monsenhor Tabosa de onde ele estiver, opções de hotel na região e outras informações relevantes", enumera. No próximo dia 3 de outubro, o Sebrae e a Almont deverão apresentar, em evento oficial, mais detalhes sobre a tecnologia que fortalecerá o potencial varejista da avenida.

Ferramenta permite criar loja virtual e compartilhar

Em iniciativa inédita, a rede de lojas Magazine Luiza criou, no ano passado, o Magazine Você, ferramenta online por meio da qual o internauta pode montar uma loja com produtos de sua escolha e recomendá-los para seus amigos, nas suas redes sociais. Quando a venda é realizada, o participante recebe uma comissão (de 2,5% a 4,5%) pelos itens que comercializou.

Assim como o bom e velho ´boca a boca´, esse tipo de comércio eletrônico é baseado em recomendações, que, segundo especialistas, viraram importante quesito na hora de comprar, principalmente nos sites de relacionamento, em que as pessoas percebem e levam em conta tudo que os outros dizem.

Aberto para o público desde fevereiro deste ano, o Magazine Você já conta com mais de 33 mil lojas no Brasil. "É uma nova forma de venda direta, transformamos a tradicional venda de porta a porta no clique a clique", afirma Frederico Trajano, diretor de Marketing e Vendas da empresa.

O canal permite que o vendedor personalize sua loja, podendo chamá-la, por exemplo, de Magazine João. Os internautas que tiverem mais influência entre seus amigos e seguidores nas redes sociais tendem a lucrar mais. Para se cadastrar, basta acessar a página da ferramenta (http://www.magazinevoce.com.br/) e informar CPF e dados bancários para receber a comissão e iniciar a criação da loja.

VICTOR XIMENES
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.