Engenheira vai gastar cerca de R$ 15 mil para visitar mãe em Portugal após suspensão da 123milhas
A agência de viagens 123milhas informou nesta sexta-feira (18) que não irá emitir as passagens de sua linha promocional de datas flexíveis com embarque entre setembro e dezembro de 2023
Após o anúncio, nesta sexta-feira (18), da suspensão da emissão de passagens da linha promocional de datas flexíveis com embarque entre setembro e dezembro de 2023, passageiros relataram frustração. Viagens planejadas há cerca de um ano, reencontro com familiares e realização de sonhos foram ceifados, e passageiros tentam buscar soluções para reaver o ocorrido.
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A engenheira sanitária de Cuiabá, no Mato Grosso, Tamires de Paula, 29, irá desembolsar cerca de R$ 15 mil para conseguir visitar a mãe, que não vê há cerca de dois anos, com o filho de 4 anos e o marido, em Portugal. "Há um ano, eu comecei a pagar essa passagem. A gente finalizou de pagar há três meses, economizando cada centavo, deixando de fazer coisas no dia a dia, para poder realizar o sonho. É esse valor porque é a minha, a do meu marido e do meu filho", contou.
Tamires relatou ainda que não irá desistir de viajar porque já comprou viagens internas para outros países e reservou hotel. A engenheira ainda relatou que, por conta disso, teve planos alterados. "Antes íamos para sete países, agora, acredito que no máximo a dois", contou.
Enquanto ainda não comprou a passagem em uma companhia aérea para novembro, Tamires acredita que isso poderá ser um problema futuro para o segmento. "Dá uma frustração na gente. Deixa a gente descrente com o segmento, até mesmo com empresas mais consolidadas. A gente deixa de ter fé", relatou.
Tamires contou que não irá aceitar o voucher ofertado pela empresa. Para ela, aceitá-lo é dar o entendimento de que a empresa pode seguir desrespeitando os consumidores. A engenheira irá tentar resolver sua situação por meios legais.
'Simplesmente não quis acreditar'
Uma passageira que preferiu não se identificar contou à reportagem que não irá mais viajar para o destino escolhido diante do cancelamento. Com amigas, ela faria um roteiro em Salvador, Chapada Diamantina e Morro de São Paulo, na Bahia.
"Comprei essas passagens planejando uma viagem com mais duas amigas de infância. A gente nunca tinha viajado as três juntas, e essa seria a primeira vez". A mulher de 24 anos relata que estava com o "pé atrás", buscou orientações em vídeos de pessoas que já usaram o serviço e confiava na experiência própria, pois já havia viajado pela agência no pacote comum.
A passagem foi fechada em março e começaram a planejar hospedagens e trajetos internos da Bahia. "Ontem, eu fui a primeira pessoa a saber. Simplesmente eu não quis acreditar. No começo, fiquei até rindo e depois achei que era um pesadelo. Depois conversei com as minhas amigas e foi uma tristeza. Todas choramos", disse.
A viajante ainda cogitou ir de ônibus com as amigas, contudo, seriam cerca de 28 horas de viagens, além de outras seis horas para trajetos internos. "A gente começou a pesquisar, ontem mesmo [na sexta-feira], outros destinos para gente ir nesse período. Até porque a gente pediu férias para esse período para relaxar. A gente foi atrás e fechamos agora para irmos ao Piauí ficar, pelo menos, cinco dias. Essa foi a solução que a gente achou por hora. Ainda não recebemos o ressarcimento da maioria das coisas que a gente já tinha pago e muito menos da 123 milhas", descreveu.
Para ela, a empresa agiu de má-fé, e irá atrás do que pagou junto com as amigas nesta viagem.
"Quanto a passagem mesmo, a gente está vendo como vamos fazer, judicialmente, o que a gente vai acionar. Porque, sim, eu quero o meu dinheiro, eu não quero voucher nenhum, em nenhum canto, tipo, eu só quero o meu dinheiro. Eu sei que a gente pagou por volta de 450 reais, é pouco diante de tanto estrago, eu sei que é pequeno, mas mesmo assim é um valor que quero de volta por direito do consumidor e também por danos morais", pontuou.
Visita à mãe e avó
Mateus Cordeiro da Paixão, 27, atendente de livraria no Rio de Janeiro, planeja comemorar o aniversário da mãe e da avó em Fortaleza, as quais não vê há um ano. "Estava me planejando desde maio para passar uns dias em Fortaleza, ainda esse ano, quando me indicaram a promo da empresa. Fiz várias simulações antes de decidir comprar passagens, até que juntei dinheiro e tomei coragem e fiz a compra, para novembro desse ano", relatou.
Mateus viria à capital cearense a passeio, inclusive, terminou o pagamento da última parcela da compra da passagem nesta última semana. "Já estou sendo orientado por um advogado para essa questão ser revista, pois eu não quero ser reembolsado por vouchers, quero meu dinheiro de volta. Fora a frustração de estar se organizando todos esses meses", relatou.
Entenda o caso
A agência de viagens 123milhas informou nesta sexta-feira (18) que não irá emitir as passagens de sua linha promocional de datas flexíveis com embarque entre setembro e dezembro de 2023. O anúncio inesperado revoltou clientes.
"Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023", afirmou a empresa em comunicado.
Os clientes afetados terão os valores pagos devolvidos em formato de voucher, para utilizar na companhia, segundo a agência. É possível solicitar o reembolso no site da empresa.
Os vouchers serão acrescidos de correção monetária de 150% do CDI e podem ser utilizados para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123 milhas. Os clientes podem utilizar os vouchers em até 36 meses a partir da solicitação.
Segundo a 123 Milhas, as passagens já emitidas, que possuem localizador ou e-ticket, estão mantidas. Os pedidos da linha Promo que ainda não foram emitidos, com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023, serão cancelados. "Nesse caso, estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes", diz a empresa.