Empreendedorismo: alunos criam projetos para enfrentar pandemia

Estudantes cearenses de várias regiões do Estado tiveram aulas remotas e desenvolveram mais de 150 ideias inovadoras, que foram catalogadas pelo projeto Jovem Empreendedor, desenvolvido pela JA Ceará

Escrito por Redação ,
Fotografia de aluna estudando na mesa de casa
Legenda: Nívia Maria sonhava em trabalhar com enfermagem, mas percebeu no empreendedorismo outra possibilidade durante a pandemia

Reinventar a rotina e manter o fluxo das atividades dentro do ambiente domiciliar são alguns dos inúmeros desafios encontrados por muitas pessoas neste período de pandemia. Este também foi o caso da estudante Nívia Maria, 16 anos. Mesmo com a interrupção das aulas presenciais, a estudante mantém sua rotina de estudos como uma forma de aliviar as “tensões e ansiedades” do período. E foi neste cenário, que ela e outros colegas de classe desenvolveram, a partir da disciplina eletiva Jovem Empreendedor, o projeto de uma mini empresa que pudesse inserir pias em ambientes públicos e privados, para ajudar as pessoas a se prevenirem contra o novo coronavírus.

“Quando começou a quarentena, a gente continuou a ter aulas, mas online. Nelas, nós discutimos em grupo para decidir os detalhes técnicos do produto. Depois de muitas conversas, e tendo em vista a situação da pandemia, o produto de uma pia foi algo perfeito para o momento”, relata.

A estudante da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Lia Sidou (EEEMT Lia Sidou), localizada em Aquiraz (a 32km de Fortaleza), conta que, no ano passado, os estudantes realizaram a venda de doces e lanches dentro da escola para arrecadar fundos para a execução do projeto. Ao todo, os estudantes levantaram um valor de R$ 1.500.

Com a ideia consolidada, Nívia comenta que os primeiros passos para a execução do projeto será a instalação de nove pias na escola. Duas delas ficarão instaladas na entrada, para auxiliar no processo de higienização das mãos dos alunos logo na entrada do local.

Outro fator importante é o uso e o descarte da água. A aluna explica que as pias serão instaladas com recipientes do líquido, com capacidade de 20 litros cada. Dentro de cada recipiente, haverá soluções de hipoclorito ou cloro, para eliminar todos os vírus que estiverem contidos na água. 

Já em relação ao descarte, dentre os locais que possuírem alguma rede de esgoto próxima, a ideia é fazer uma conexão por meio de um ralo sanfonado e colocar cloro. Com a medida, a água pode escoar pelos canos, sem estar contaminada pelo vírus.

A estudante conta que essas disciplinas distintas da matriz curricular comum são as de sua preferência. Sobretudo agora, com o isolamento social.

“A gente pode usar a criatividade, aprender questões práticas da vida adulta e entende mais sobre o mercado de trabalho”, comenta. A jovem ainda revela ter o sonho de cursar enfermagem ou atuar como guia de turismo. Porém, a experiência empreendedora despertou o desejo de ser dona do seu próprio negócio.

Empório na rede

Luiz Guilherme, 17 anos, também é um dos estudantes que está cursando a disciplina Jovem Empreendedor. O aluno da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Senador Fernandes Távora, localizado em Fortaleza, idealizou com seu grupo, a criação de uma rede social para divulgar produtos e serviços de micro e pequenas empresas.

“Nossa ideia é criar uma rede social e nela juntar diversas micro e pequenas empresas da própria comunidade em um local só. Tanto para facilitar que essas empresas sejam vistas na Internet, mas também atuar como uma ponte entre o consumidor e o empreendedor”, comenta.

Um dos objetivos do projeto é promover estratégias de marketing mais viáveis para estes empreendedores. Até o momento, a iniciativa já conta com a parceria de três empresas da localidade. A ideia é que, no futuro, a rede social se transforme em um aplicativo, tornando o serviço ainda melhor. Mesmo com o andamento do semestre, Luiz Guilherme revela que é preciso adaptação a este período.

“Eu estou totalmente desregulado nos meus estudos, pois estudar em tempo integral requer uma adaptação do aluno e agora é outro tipo de adaptação também. Felizmente, aqui em casa é mais tranquilo. É silencioso e tenho acesso à internet”, comenta.

Rumos

O estudante vê nas aulas eletivas uma boa oportunidade para definir quais rumos seguir em relação ao mercado de trabalho. “Eu gosto muito de administração, economia, novos negócios, profissões que são mais práticas e palpáveis. A disciplina me ajuda a visualizar melhor isso também”. Além destes projetos, a disciplina já soma cerca de 150 ideias inovadoras para todo o Ceará. Neste semestre, o conteúdo tem sido ofertado em 113 escolas do Estado. 

A disciplina “Jovem Empreendedor” é fruto de uma parceria da Junior Achievement Ceará (JA Ceará) com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc). E para o professor Cristiano Rodrigues, da EEEMTI Lia Sidou, a mudança para o ambiente online trouxe alguns impasses, a princípio.

“No começo houve uma dificuldade de aceitação dos alunos e também a questão do acesso à internet. As disciplinas eletivas foram as mais desafiadoras, porque a pandemia aconteceu no momento da criação dos produtos”, comenta Cristiano. 

De acordo com Ana Lúcia Coelho, diretora da JA Ceará, toda a metodologia da disciplina foi “reestruturada” para este período. “Antes era tudo presencial e agora está híbrido. Os jovens estão criando soluções para esse momento, de acordo com as dores e as necessidades que eles estão sofrendo na sua comunidade, em família e até nas aulas”.

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