Anel Viário deverá ser entregue até o fim de 2025, garante Elmano de Freitas
A obra, que é crucial para o transporte de mercadorias no Ceará, está no papel há 14 anos
No papel há 14 anos, o Anel Viário deve ser entregue até o fim de 2025, segundo estimativa do governador Elmano de Freitas (PT). O chefe do executivo estadual esteve em coletiva de imprensa para a assinatura da ordem de serviço, na manhã desta sexta-feira (23), em Fortaleza.
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O projeto iterliga as principais rodovias estaduais e federais de chegada e partida da Capital cearense, um importante corredor de transporte de mercadorias.
“Estamos cobrando, todos os dias, para a obra ficar pronta entre 12 e 15 meses para entregarmos definitivamente o Anel Viário ao povo de Fortaleza”, afirmou o governador.
Entenda o imbróglio
O Anel Viário surgiu como alternativa para o tráfego intenso entre Fortaleza e os portos do Pecém e do Mucuripe, com obras iniciadas em 2010, no fim do primeiro mandato do então governador Cid Gomes (2007-2010 e 2011-2014).
A promessa era entregar pista dupla mais resistente para suportar os caminhões de carga que percorrem a estrada. Desde então, a construção passou pelas mãos da gestão estadual de Camilo Santana (2015-2018 e 2019-2022) e, atualmente, Elmano de Freitas (PT).
Ao longo dos últimos 14 anos, houve apenas a duplicação nos seguintes trechos:
- Fortaleza: substituição do asfalto pelo intertravado na Avenida Vicente de Castro (saída do Porto do Mucuripe); substituição do asfalto pelo concreto na Avenida Dioguinho; conclusão da Estrada da Sabiaguaba, renomeada para CE-010, em piso intertravado;
- Eusébio: conclusão da CE-010 e conexão com Anel Viário;
- Caucaia: duplicação da CE-155 a partir da BR-222 (distrito de Catuana) até o Porto do Pecém.
Histórico do Anel Viário
- Março de 2010 – Assinatura do contrato para o início das obras. O consórcio Queiroz Galvão/EIT foi o vencedor da licitação, estimada em R$ 188,9 milhões, e com previsão inicial de término em 2012
- Junho de 2011 – Empresas do primeiro e segundo lugares da licitação já haviam desistido da obra
- Janeiro de 2012 – Governo estadual assume obras após atrasos. Prazo para conclusão é adiado para 2013
- Novembro de 2015 – Governo estadual adia novamente prazo de entrega para dezembro de 2016
- Dezembro de 2015 - Consórcio rescinde contrato e obra fica paralisada
- Março de 2017 – Governo retomada processo de relicitação da duplicação da rodovia
- Junho de 2017 – Retomada das obras com as empresas Torc Terraplenagem Obras Rodoviárias e Construções LTDA/ Via Engenharia S.A. (Torc-Via)
- Março de 2019 – Obras do Anel Viário ficam paralisadas por contas das fortes chuvas
- Julho de 2019 – Trabalhadores retomam as obras do projeto após período de chuvas
- Dezembro de 2019 – Souza Reis pede recuperação judicial e ritmo das obras diminuem
- Janeiro de 2020 – SOP pede inclusão de quarta empresa no consórcio / PGE aprova inclusão
- Junho de 2022 – Anel Viário passa a ser de responsabilidade do Estado
- Julho de 2022 – Empresas interessadas na conclusão das obras apresentam valor muito abaixo do mercado e não são aprovadas pela SOP. Edital fracassa.