Anatel: Brasil continuará conectado na pandemia de coronavírus
Agência anunciou um termo de compromisso com empresas e entidades do setor para garantir continuidade dos serviços do setor de telecomunicações
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) assinou um compromisso de cooperação com várias empresas do setor para garantir que o Brasil permaneça conectado durante a crise causada pelo novo coronavírus. O compromisso foi confirmado nesta segunda-feira (23).
A lista de cooperação conta com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), NeoTV, Sinditelebrasil, Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Telefônica e Tim, além, claro, a Anatel.
O termo de compromisso foi assinado para garantir que quatro termos: continuidade dos serviços, apoio especial a serviços de segurança pública e saúde, cuidado ao tratar das dificuldades dos consumidores, manter a população informada e com acesso gratuito ao aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
Prioridade no pré-pago
"As prestadoras vão adequar os mecanismos de pagamento das faturas, viabilizando meios alternativos para que a população, mesmo em isolamento social, continue utilizando os serviços de telecomunicações. Atenção especial será dada aos consumidores que utilizam créditos pré-pagos", estabelece a Anatel.
A Agência ainda afirmou que manterá um ambiente permanente de avaliação das condições de ´tráfego e capacidade das redes de telecomunicações, "focando esforços no monitoramento das redes e na articulação com perstadoras, poder público e demais setores".