Olivia Munn, atriz de X-Men, revela diagnóstico de câncer de mama

Em comunicado no Instagram, a artista compartilhou uma galeria de fotos e relatou que soube que estava com a doença em 2023

Escrito por Redação ,
Montagem de Olívia Munn
Legenda: Olivia Munn passou por quatro cirurgias nos últimos dez meses
Foto: Reprodução/Instagram

Olivia Munn, estrela de filmes como "X-Men: Apocalipse" e "Um Amor, Mil Casamentos", revelou nas redes sociais, nesta quarta-feira (13), que está com câncer de mama. A artista descobriu a doença em abril de 2023 e optou por uma mastectomia dupla, em maio do mesmo ano. 

"Fui diagnosticada com câncer de mama. Espero que, ao compartilhar isso, ajude outras pessoas a encontrarem conforto, inspiração e apoio em sua própria jornada", revelou. 

A artista contou que nos últimos dez meses, passou por quatro cirurgias. "Aprendi mais sobre câncer, tratamento e hormônios do que eu jamais podia ter imaginado. Surpreendentemente, só chorei duas vezes", continuou. 

Diagnóstico

O câncer de Munn foi detectado após Thais Aliabadi, sua  ginecologista, calcular "Escore de Avaliação de Risco de Câncer de Mama”. O valor analisava fatores como idade, histórico familiar de câncer de mama e o fato dela ter tido o primeiro filho após os 30 anos.

Veja também

"Ela [Aliabadi] descobriu que meu risco era de 37%. Por causa desse teste, eu fui encaminhada para fazer uma ressonância magnética, o que levou a um ultrassom, depois uma biopsia. A biópsia mostrou que eu tinha câncer Luminal B em ambos os seios. O Luminal B é um câncer agressivo e de rápida progressão", disse. 

Teste BRCA

Os casos mais agressivos do câncer de mama podem ser detectados previamente a partir do teste genético de BRCA (Breast Cancer gene 1 ou 2 - síndrome de câncer de mama e ovário hereditários). Conforme o Ministério da Saúde, 30% a 50% dos casos advém destas mutações. 

A artista realizou um teste para saber se possuía o gene em gesto proativo de preocupação com sua saúde. Seu resultado foi negativo e de sua irmã foram negativos. 

"Nos ligamos e celebramos por telefone. No mesmo inverso, eu tive uma mamograma que deu normal. Dois meses depois eu fui diagnosticada com câncer de mama", disse.

Assuntos Relacionados