Síndrome de Tourette: entenda síndrome de Cara de Sapato do BBB 23
O participante do BBB 23 tem enfrentado crises de ansiedade no reality show e é sempre acalmado por Amanda Meirelles
O participante do BBB 23 Cara de Sapato tem enfrentado crises de ansiedade durante a participação no reality show. Ele é sempre acalmado pela médica Amanda Meirelles, integrante do Pipoca e que virou amiga próxima do atleta no programa. O irmão do lutador, Mário Figueiredo, contou, em entrevista à Quem, que Sapato foi diagnosticado com Síndrome de Tourette ainda na infância, e que as crises de ansiedade vieram depois.
“Aos nove anos ele começou a apresentar alguns sintomas e posteriormente ele foi diagnosticado com Síndrome de Tourette, que é um transtorno neuropsiquiátrico hereditário, que causa alguns tiques. As crises de ansiedade vieram depois”, contou.
Veja também
As crises, ainda segundo Mário, nunca afetaram a carreira do atleta de MMA. O irmão reforça que Sapato é acompanhado por psicólogos e especialistas há anos.
A disciplina que ele tem com o esporte e estar com a cabeça sempre ocupada com outras atividades ajudam muito
Amizade de Sapato e Amanda
Mário reforça que Amanda tem sido essencial para o irmão no jogo, e até para ajudá-lo nas crises de ansiedade. Ele ainda diz que apoia caso Sapato e Amanda iniciem um relacionamento amoroso, já que existe uma grande torcida dos fãs para isso.
“A amizade deles tem surpreendido todo mundo positivamente, e para o jogo está sendo muito bom. Eles estão se fortalecendo lá dentro, um apoiando o outro. A Amanda tem se mostrado uma pessoa muito legal e carinhosa com ele. Ela é uma mulher incrível. Ele é um cara muito carinhoso e, o que acontecer entre eles, vamos super apoiar, seja amizade ou algo mais. Eles juntos estão sendo incríveis”.
Cara de Sapato está solteiro no programa, mas já contou dentro do reality que foi casado. Ele teve um relacionamento sério com a advogada Monise Alves, que é atualmente casada com outro ex-BBB, o surfista Lucas Chumbo.
Síndrome de Tourette
A Síndrome de Tourette é popularmente conhecida como “tique nervoso”. Esse transtorno é um distúrbio neurológico que faz o indivíduo ter tiques variados em diversos lugares do corpo e acontece também tiques vocais. As informações são da pediatra e neurologista infantil, Clay Brites, colaboradora do Diário do Nordeste.
Esse quadro tem alto grau genético e a fase de aparecimento é extremamente variável e mais comum no sexo masculino. O indivíduo com Tourette também pode ter outros transtornos de neurodesenvolvimentos ou neuropsiquiátricos associados, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno obsessivo-compulsivos (TOC).
A síndrome em si não causa mal físico, apenas um incômodo no local em que o tique ocorre e dor. Entretanto, o maior impacto é o constrangimento social, a exposição desse indivíduo em ambientes que não vão entendê-lo e podem discriminá-lo. Na escola, existe o risco de a criança ou adolescente sofrer bullying. Sendo assim, podem desenvolver, com o tempo, depressão, transtorno de ansiedade, crises de autoconceito e baixa autoestima.