Dodi Al-Fayed e Diana: conheça história do casal e o que foi contestado na versão de The Crown

Lady Di namorava com o produtor egípcio há sete meses quando os dois morreram em acidente de carro

Escrito por Redação ,
Diana e Dodi al Fayed
Legenda: Princesa Diana e Dodi al Fayed namoravam há sete meses quando morreram em acidente de carro
Foto: Reprodução

A última temporada da série "Te Crown", da Netflix, irá narrar um dos momentos mais emblemáticos da família real britânica: a morte da princesa Diana. A primeira parte da sexta temporada chegou ao catálogo do streaming nesta semana e traz um personagem central do episódio: o produtor egípcio Dodi al Fayed, então namorado de Diana. 

O casal estava em um relacionamento há sete meses quando foram vítimas de um acidente de carro, em um túnel de Paris, e faleceram. Contudo, a narrativa apresentada pela Netflix tem sido questionada por quem era próximo à família de Dodi — o produtor era herdeiro do bilionário Mohamed al Fayed, empresário do ramo imobiliário. 

Veja também

Na série, a história conta que teria sido Mohamed o responsável por unir o casal como parte de sua ambição para obter a cidadania britânica. Ao Deadline, no entanto, o ex-representante de Al-Fayed, negou que seu ex-chefe tenha feito qualquer movimento para juntar seu filho com Diana.

"A Netflix e a produtora da série descrevem The Crown como 'ficção dramatizada' e não vou discordar dessa caracterização. Isso significa que é inventado", disse. 

"Mohamed era um homem notável em muitos aspectos. Ele ficou encantado porque seu filho mais velho e a querida amiga de sua família, Diana, estavam juntos. Mas fazer duas pessoas se apaixonarem? Isso estava além até mesmo de seus grandes talentos". 

A séria mostra ainda Mohamed contratando o fotógrafo para flagar o primeiro beijo do casal. A versão, no entanto, é diferente da contada pelo fotógrafo Daniel Pirrie, primeiro a registrar o beijo. Ele disse, em 2013, que a Diana foi quem o avisou quando e onde estaria quando a foto feita. A declaração foi dada ao jornal Daily Mail. 

Outro evento impreciso em The Crown seria sobre o suposto noivado entre Diana e Dodi — na série, o produtor aparece pedindo Lady Di em casamento logo antes do acidente. No entanto, a informação é de que isso não teria ocorrido. 

O produtor egípcio teria comprado o anel de noivado na tarde antes do acidente, mesma jóia que teria sido encontrada no apartamento dele, mas o pedido não teria ocorrido.

Namoro entre Diana e Dodi al Fayed

A princesa Diana conheceu Dodi al Fayed em 1986 quando ainda era casada com o então príncipe Charles. Não havia, no entanto, nenhum envolvimento romântico entre os dois. 

Mais de dez anos depois, os dois voltaram a se encontrar. Em 1997, um ano após o divórcio de Lady Di, Dodi convidou ela e os dois filhos, William e Harry, para uma viagem em seu iate pelo sul da França. 

Logo depois, Diana e o produtor egípcio partiram em uma viagem, agora sozinhos. Foi nesta ocasião onde foram flagrados pela primeira vez pelos paparazzi, que conseguiram um registro do casal se beijando. 

O secretário pessoal da princesa Diana, Michael Gibbons, afirmou, no entanto, que ela nunca esteve realmente apaixonada e estava apenas “superficialmente” feliz com o milionário. 

O casal morreu no dia 31 de agosto de 1997, no túnel Pont de l'Alma, em Paris. Eles jantaram em um hotel Rits, administrado pela família de Dodi, quando teria sido surpreendidos por paparazzis em motos. 

A versão daquele momento é de que o motorista do carro, Henri Paul, tentou desviar dos fotógrafos e acabou perdendo o controle do veículo. O carro bateu em alta velocidade e tanto Paul como Dodi al Fayed faleceram na hora. Princesa Diana ainda foi levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos internos. 

Após 18 meses de investigação, a polícia francesa concluiu que o motorista perdeu o controle do carro porque estava alcoolizado e acima do limite de velocidade permitida.