UFC abre inscrições para curso de formação em práticas pedagógicas e tecnologias educacionais

Candidatos podem se inscrever até o dia 31 de julho para a atividade gratuita e remota que contará com certificado de 180 horas para aqueles aprovados com média sete após quatro avaliações

Legenda: O curso contará com certificado de 180 horas para os participantes que alcançarem nota sete na média final
Foto: Camila Lima

Com foco nas competências gerais da base comum curricular, como conhecimento, comunicação e cidadania, a Universidade Federal do Ceará (UFC) abre inscrições online para o curso de Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais até o dia 31 de julho. 

As vagas são voltadas principalmente para estudantes de graduação, professores e gestores da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas, pesquisadores e interessados no tema. 

A atividade gratuita contará com a emisão de certificado de 180 horas para os participantes que atingirem a nota sete na média final após quatro avaliações. As aulas serão realizadas de modo remoto nas tardes de sexta-feira e sábado, das 14h às 17h, de agosto até novembro. 

Ainda segundo a UFC, as aulas serão divulgadas pelo canal do YouTube do Laboratório Digital Educacional (LDE) e ficarão gravadas para revisão de conteúdo e para os alunos que não conseguirem estar nas aulas ao vivo.

A formação é realizada pela UFC, através do LDE, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Secretaria de Educação de Sobral. 

Formação e temática do curso

As aulas terão as competências gerais da Base Comum Curricular como premissa, incluindo pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; cultura digital; trabalho e projeto de vida; responsabilidade e cidadania, além de autoconhecimento e autocuidado. Também serão abordados temas como:

  • Gestão escolar e educacional, avaliação
  • Docência no ensino híbrido
  • Formação de professores na cultura digital
  • Pensamento computacional
  • Jogos e gamificação na educação
  • Metodologias ativas e aprendizagem
  • Produção e uso de tecnologias para educação

Inscrição remota

O curso contará com aulas ao vivo e expositivas de professores especialistas, mestres, doutores e convidados de universidades do Brasil e de outros países. 

Para se inscrever: aqui

Quero receber conteúdos exclusivos do EducaLab